Alemanha FC
·01 de setembro de 2025
Bayer Leverkusen anuncia a demissão do treinador Erik Ten Hag

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·01 de setembro de 2025
Por Guilherme Costa
Lá na (cada vez mais) longínqua temporada de 18/19, o tradicionalíssimo Ajax não estava muito bem na Eredivisie, vendo o PSV caminhando a passos largos para conquistar o título nacional, mas vinha de uma boa fase de grupos na Champions League. Nas oitavas de finais, contra o Real Madrid, o gigante holandês (sob o comando de Erik Ten Hag) chocou a Europa ao vencer os Merengues por 4 a 1 no Santiago Bernabéu. A campanha só foi interrompida na semifinal, quando o time foi eliminado pelo Tottenham; enquanto no campeonato nacional, o Ajax conseguiu uma grande arrancada, garantindo o título neerlandês daquela temporada.
Seis anos depois, o comandante daquele Ajax já não vive — nem de longe — as glórias de outrora. O mais recente (e último) capítulo chegou ao fim nesta segunda-feira (1), com o anúncio da demissão de Ten Hagen do Bayer Leverkusen, após três jogos oficiais.
“Essa decisão não foi fácil para nós. Ninguém desejava dar esse passo, mas as últimas semanas mostraram que a construção de um time novo e bem-sucedido com a atual composição não seria eficaz. Acreditamos plenamente na qualidade do nosso elenco e agora vamos fazer tudo para avançar no desenvolvimento em uma nova configuração.” Comentou o diretor esportivo, Simon Rolfes.
O início, embora que não oficial, foi marcado pela dura goleada de 5 a 1 que os Werkself levaram do Flamengo sub-20. Se a estreia oficial foi na Copa da Alemanha foi tranquila: 4 a 0 no Sonnenhof Großaspach, da quarta divisão, o mesmo não pode ser dito na Bundesliga, com uma derrota (em casa, ante o Hoffenheim) e o recente empate contra o Werder Bremen no último sábado.
Contra o Bremen, que parece ter sido a gota d'água, o Leverkusen havia aberto 3 a 1, estavam com um jogador a mais, e deixaram que os donos da casa empatassem o jogo aos 49 minutos do segundo tempo.
“Quando você está vencendo por 3 x 1 e com um homem a mais, precisa garantir a vitória. Depois do cartão do Bremen, nos dispersamos e cometemos muitos erros. Precisamos jogar como time, senão não ganhamos jogos.” Comentou o capitão Robert Andrich.
Aproveitando a pausa para a Data FIFA, os treinos serão comandados pelos auxiliares técnicos do Bayer. O time volta à campo no próximo dia 12, contra o Eintracht Frankfurt.