Gazeta Esportiva.com
·23 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de dezembro de 2024
Nesta segunda-feira, o Bayern de Munique anunciou a criação da Copa Beckenbauer, um torneio de lendas que será disputado no dia 17 de março de 2025. A competição foi criada como uma das celebrações dos 125 anos do clube bávaro, e recebeu o nome ídolo do Bayern em homenagem ao ex-zagueiro.
O campeonato será formado pela equipes de legends de Bayern de Munique, Real Madrid, Milan, Borussia Dortmund, Stuttgart e um outro grande clube europeu que ainda será confirmado. O torneio será disputado em um único dia, numa quadra de futebol indoor com grama sintética, na Arena SAP Garden, em Munique. Ídolo do Bayern, Philipp Lahm será o técnico da equipe bávara.
“Eu estou muito orgulhoso de fazer parte do time de lendas do Bayern pela primeria vez neste evento especial. Nós estamos ansiosos para o torneio com esse clubes, e eu espero encontrar um ou dois rostos familiares da época em que jogava grandes jogos – nos quais Franz Beckenbauer geralmente cruzava seus dedos nas arquibancadas. Nunca esqueceremos dele. Como um cidadão de Munique, ele sempre foi alguém que me inspirou de uma forma especial”, afirmou o ex-lateral e capitão do Bayern.
Toda a renda do torneio será destinada à Fundação Franz Beckenbauer. Pelo Bayern, o ex-zagueiro conquistou quatro vezes o Campeonato Alemão e três vezes a Liga dos Campeões, além de ter vencido a Copa do Mundo de 1974. Como técnico, levantou uma Bundesliga com o clube bávaro e outra Copa do Mundo, em 1990, com a seleção da Alemanha. Ele faleceu em 7 de janeiro de 2024, aos 78 anos.
Além de nomear o torneio com o nome de Beckenbauer, o Bayern também aposentou a camisa de número 5, imortalizada por seu ex-capitão. O clube bávaro foi fundado em 27 de fevereiro de 1900.
Formato da competição
Além de ser realizado num campo menor e sintético, o torneio terá algumas regras atípicas. As seis equipes serão divididas em dois grupos, com três em cada chave. Cada partida durará 10 minutos e, a partir da semifinal, serão dois tempos de seis minutos. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para a semifinal. Haverá disputa de terceiro colocado para os times que não forem à final.
No último minuto de cada partida, as equipes terão um limite de tempo para ficarem sob posse da bola, assim como acontece no basquete. Essa decisão foi tomada para evitar que o time à frente no placar fique esperando o apito final.