Vozes do Gigante
·08 de maio de 2025
Beira-Rio irá sediar Copa do Mundo feminina em 2027

In partnership with
Yahoo sportsVozes do Gigante
·08 de maio de 2025
O Estádio Beira-Rio irá sediar mais uma Copa do Mundo. A casa do Inter já foi palco do maior evento esportivo do mundo em 2014 e agora, vai receber a categoria feminina da competição, prevista para acontecer em 2027. Além do Gigante em Porto Alegre, Neo Química Arena em São Paulo, Maracanã no Rio de Janeiro, Mineirão em Belo Horizonte, Mané Garrincha em Brasília, Arena Fonte Nova em Salvador, Arena de Pernambuco em Recife e Arena Castelão em Fortaleza serão estádios sede.
A competição, que contará com 32 seleções, ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A seleção brasileira está classificada por ser a sede. O planejamento da FIFA é de que a abertura e a final sejam realizadas no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Seria a terceira final de Copa do Mundo da história do estádio, sendo a primeira em 1950, no famoso Maracanaço, quando o Uruguai venceu o Brasil por 2 a 1 na final do torneio.
Em publicação nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, comemorou a escolha de Porto Alegre. “Porto Alegre foi anunciada como uma das cidades sede da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. Vamos ter jogos na nossa capital, por isso, nos próximos dois anos, iremos nos preparar em vista de segurança, logística e suporte para que esse evento traga só alegrias e boas recordações. Além disso, planejar para que tudo aquilo que vai aumentar o impacto econômico, turismo e cultural.”
O Beira-Rio foi palco de um dos principais jogos da Copa do Mundo de 2014. Em 30 de junho daquele ano, Alemanha e Argélia se enfrentaram em Porto Alegre pelas oitavas de final da competição. A seleção europeia e futura campeã daquela edição venceu os africanos por 2 a 1, com gols de Schurrle e Özil já na prorrogação.
Outro grande jogo que o Beira-Rio recebeu foi a vitória por 3 a 2 da Argentina contra a Nigéria, pela fase de grupos do grupo F. Messi marcou dois gols, sendo um de falta e garantiu a vitória para a seleção sul-americana, que viria a ser a vice campeã da edição.