Alemanha FC
·08 de novembro de 2025
Bem na Europa League, nem tanto na Bundesliga: Freiburg tenta reencontrar o caminho da vitória contra o St. Pauli

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·08 de novembro de 2025

Por Guilherme Costa
No meio desta semana ocorreram os jogos de mais uma rodada das competições europeias: Champions, Europa e Conference League. Se na principal competição continental, as equipes alemãs — à exceção do Bayern de Munique, para variar...— não foram tão bem, nas competições secundárias a Bundesliga foi muito bem representada, com Freiburg e Mainz se estabelecendo entre os primeiros colocados das suas respectivas ligas.
O Freiburg (o Mainz, também, na verdade) vive uma situação conflitante na temporada. Na Bundesliga, o time de Baden-Württemberg não está indo nada bem, enquanto na Europa League o time ainda não perdeu e tem o retrospecto de três vitórias e um empate em quatro jogos. O mais recente êxito foi na última quinta-feira (6), ante o Nice, de virada, no Allianz Riviera, com os gols de Johan Manzambi (29'), Vincenzo Grifo (39') e Derry Scherhant (42').
“Estamos satisfeitos com a vitória e os três pontos. Não é fácil criar chances contra o Nice. É ainda mais gratificante termos conseguido a virada.” Comentou o treinador Julian Schuster
Tendo pouco tempo para descanso, a chave do clima da grande vitória da última quinta-feira já virou para a situação pouco agradável que os Breisgau-Brasilianer (Brasileiros da Brisgóvia) tem passado no campeonato alemão. Atualmente a equipe está na décima primeira posição da tabela, vindo de uma sequência de cinco jogos sem vitórias.
As chances de reencontrar o caminho dos "3 pontos" é grande, já que o adversário de amanhã, St. Pauli, que está na décima quinta posição, com apenas 7 pontos (3 a menos que o Freiburg). Mesmo que a empolgação seja grande, o meia Maximilian Eggestein é cauteloso ao olhar para o confronto:
"Vamos jogar contra um time perigoso. Sempre há um pouco mais de tensão quando um time está em uma fase ruim. Não queremos que seja como o jogo em casa do ano passado."
O jogo citado por Eggestein aconteceu na quinta rodada da temporada 24/25. O Freiburg havia vencido três dos quatro primeiros jogos no campeonato, enquanto o St. Pauli (então recém promovido à Bundesliga) não havia vencido nenhum. Resultado? 3 a 0 para o time de Hamburgo!
Agora a situação do Freiburg é bem diferente, com o time estando mais próximo da zona de rebaixamento do que da zona das competições europeias. Portanto, a missão é ter o mesmo desempenho da Europa League no campeonato doméstico: "queremos levar esse sentimento positivo da Liga Europa para a Bundesliga". Finalizou Schuster.
Embora o jogo seja muito importante para o Freiburg voltar aos eixos, o que significa que há uma carga muito grande de tensão, a manhã (no horário de Brasília) deste domingo também será de festa. Caso o zagueiro Christian Günter entre na partida, ele se tornará o jogador com mais jogos disputados na história do Freiburg.
Günter igualou o recorde de Andreas Zeyer, que disputou 440 partidas pelo clube, na vitória ante o Fortuna Dusseldorf, em jogo válido pela Copa da Alemanha. Ele será homenageado antes da bola rolar, e os torcedores presentes no Europa-Park-Stadion terão acesso a — pasmem — 5.440 litros de bebidas gratuitas.
O zagueiro estreou no time em 2012, contra o Greuther Fürth, e desde então viveu momentos históricos com o time do seu coração, enfrentando rebaixamento, acesso, edições de Europa League e um vice título da Copa da Alemanha.
"Percorri um longo caminho, joguei muitas e muitas partidas pelo meu amado clube." Declarou o jogador de 32 anos para o site sportschau.de.









































