oGol.com.br
·27 de agosto de 2025
Benfica faz o dever de casa, bate Fenerbahçe e se garante na fase principal da Champions

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·27 de agosto de 2025
O Benfica está garantido na fase principal da Liga dos Campeões. Após empate sem gols em Istambul, o time português fez o dever de casa em Lisboa diante do Fenerbahçe e, com gol de Aktürkoğlu, venceu por 1 a 0.
Com o resultado, a equipe comandada por Bruno Lage garante presença na fase de Liga da principal competição do Continente, enquanto os turcos ficam com uma vaga na Liga Europa (como consolação).
Diferente do que foi o enfrentamento em Istambul, Benfica e Fenerbahçe foram para o jogo mais franco nos primeiros 45 minutos em Lisboa. Empurrado por seu torcedor, o time português subiu suas linhas e acumulou chances para abrir o placar.
A primeira delas foi com Leandro Barreiro, que recebeu um cruzamento milimétrico de Pavlidis e finalizou firme, obrigando Livakovic a fazer uma grande defesa.
Pouco tempo depois, após cobrança de escanteio da direita, Pavlidis completou desvio na segunda trave e mandou para as redes. Seria o primeiro dos Encarnados, mas o VAR entrou em ação e flagrou impedimento de Barreiro na jogada.
Sem tirar o pé do acelerador, o Benfica seguiu pressionando e teve mais um gol anulado. Esse com um toque maior de polêmica. Depois de cobrança de falta pela esquerda, Leandro Barreiro testou firme na segunda trave, mas o árbitro marcou falta de ataque do camisa 18, causando revolta nos jogadores benfiquistas.
Apesar de tantas frustrações, os portugueses não baixaram a guarda e foram premiados ainda antes do intervalo. Aos 35, após rápida combinação pela direita, Leandro Barreiro aproveitou tentativa de Pavlidis e descolou grande assistência para Aktürkoğlu, que, de primeira, mandou para o fundo das redes.
Em ritmo bem menos intenso que na primeira etapa, o Benfica valorizou o gol marcado e controlou bem as ações, neutralizando as principais ações do Fenerbahçe.
Sem correr tantos riscos na defesa, o time da casa também criou boas chances na frente, especialmente através da bola parada. Otamendi e António Silva estiveram perto do segundo gol, mas lá estava Livakovic para salvar os turcos.
O time de José Mourinho sofreu para pressionar os Encarnados e ainda viu tudo ruir aos 37 minutos, quando o brasileiro Anderson Talisca recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Com um jogador a mais, o Benfica teve ainda mais tranquilidade para administrar as ações, freou a tentativa de jogo direto do adversário e garantiu seu lugar na fase principal da Liga dos Campeões.