Bérgson, o 'Rei da Malásia', está pronto para consolidar seu reinado | OneFootball

Bérgson, o 'Rei da Malásia', está pronto para consolidar seu reinado | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·16 de setembro de 2026

Bérgson, o 'Rei da Malásia', está pronto para consolidar seu reinado

Imagem do artigo:Bérgson, o 'Rei da Malásia', está pronto para consolidar seu reinado

O brasileiro que chegou à Malásia em busca de um "recomeço" e "consolidação financeira" agora pode defender oficialmente o país que ajudou a colocar seu nome na história. Aos 35 anos, Bérgson foi naturalizado malaio e está apto a vestir a camisa da seleção.

A mudança de nacionalidade coroa uma trajetória impressionante: pelo Johor FC, um dos clubes mais tradicionais do país, o atacante, nascido em Alegrete e revelado pelo Grêmio, soma quase 200 gols pelo clube.


Vídeos OneFootball


Desde que chegou ao Johor, em 2021, o centroavante acumulou recordes, títulos e artilharias, a ponto de ultrapassar nomes históricos do país e assumir o posto de maior goleador da história da Superliga da Malásia.

De aposta estrangeira a triturador de recordes

A história começou quando Bérgson deixou o Fortaleza e desembarcou no Johor FC por empréstimo. Apesar do clima de total incerteza, a adaptação foi imediata. Depois de apenas alguns meses, o clube decidiu contratá-lo em definitivo.

Tunku Ismail Idris, também conhecido como Tunku Ismail ibni Sultan Ibrahim, é um príncipe herdeiro do estado de Johor, proprietário/mandatário do clube de futebol da cidade, e tem envolvimento direto na permanência do atacante em solo asiático. O infante malaio "resolveu" a compra do brasileiro de uma forma bem inusitada.

"O príncipe tem coleção de carros e relógios. Ele teve que pagar um valor para o Fortaleza quando foi me comprar. Eram uns 600 mil dólares (R$ 3,1 milhões). E ele estava com um relógio no pulso que valia o dobro disso. Ele me olhou e disse: 'está vendo esse relógio aqui? Dá para trazer tu e mais um com o valor dele'. Na época, eu achei engraçado e tudo. Não tinha noção da brincadeira que ele estava fazendo, levei na esportiva", declarou Bergson, em entrevista ao Uol.

O investimento se tornou certeiro. O atacante rapidamente ganhou espaço entre os principais nomes do futebol local. Na temporada 2021/2022, chegou a marcar 46 gols pelo Johor e terminou o ano entre os maiores goleadores do mundo em média de gols, superando nomes como Mbappé e Lewandowski, e além de conquistar a Chuteira de Ouro da liga local naquele ano.

A temporada 2024/25 foi ainda mais impressionante. Bérgson marcou 32 gols no campeonato, estabelecendo o recorde de gols em uma única edição da Superliga da Malásia. Em 2026, aumentou a coleção de feitos ao balançar as redes seis vezes na goleada por 14 a 1 sobre o Kelantan, maior placar da história da competição.

A eficiência diante do gol explica boa parte do prestígio conquistado. Em 2025, Bérgson chegou aos 109 gols pela Superliga e ultrapassou Indra Putra Mahayuddin, antigo recordista da competição, que havia marcado 106 vezes. O brasileiro precisou de apenas 89 partidas para alcançar a marca, enquanto o malaio havia disputado 330 jogos.

Pelo Johor, Bérgson também foi o primeiro jogador a ultrapassar a marca de 100 gols. Além disso, coleciona hat-tricks e duas Chuteiras de Ouro da Superliga, consolidando uma hegemonia que transcendeu o ambiente dos clubes...

Brilho estendido à nação malaia

Ídolo máximo do Johor e também da liga local, Bergson entende que é hora de buscar algo a mais. É hora de retribuir a Malásia lhe ofereceu (hospitalidade, estrutura, respaldo)...

Após cinco anos vivendo no país e cumprindo os requisitos necessários, Bérgson concluiu o processo de naturalização e passou a estar disponível para representar a seleção malaia. 

"Essa minha passagem pela Malásia tem sido cheia de motivos para comemorar. Quando cheguei, não imaginava que poderia ser algo tão espetacular em termos de recordes. Tudo se encaixou muito rápido e tomou toda essa proporção. Mudou minha vida, mudou minha carreira", confidenciou o brasileiro e agora malaio.

Oficialmente liberado pela Fifa, Bérgson já pode ser convocado para a Copa da ASEAN (também conhecida tradicionalmente como Campeonato da AFF), competição regional reúne as seleções do Sudeste Asiático. O torneio serve como preparação de longo prazo visando também à Copa da Ásia de 2027.

Aos 35 anos, Bérgson, o Rei da Malásia, agora pode transformar seu reinado no Johor em uma "monarquia" ainda mais completa.

Saiba mais sobre o veículo