Papo na Colina
·22 de outubro de 2025
Bomba no Vasco! Comissão interna indica Jorge Salgado e ex-dirigentes por irregularidades na venda da SAF

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·22 de outubro de 2025
Depois de um ano e meio de investigações, a comissão de inquérito formada no Vasco da Gama concluiu seu relatório sobre a venda da SAF do clube para a 777 Partners e decidiu indiciar o ex-presidente Jorge Salgado e outros ex-dirigentes por supostas irregularidades no processo.
O parecer pede que os envolvidos apresentem defesa em até 15 dias, conforme o estatuto do clube. As penas previstas variam entre advertência, suspensão de seis meses, eliminação ou até desligamento do quadro social do Vasco.
Ex-dirigentes e conselheiros citados
Entre os nomes indiciados estão membros da antiga diretoria administrativa e da comissão de parecer responsável pela análise da venda da SAF. Fazem parte da lista:
Diretoria administrativa da época:
Jorge Salgado, ex-presidente do Vasco — Foto: André Durão
Outros nomes citados:
Além deles, foram indiciados os membros da comissão de parecer:Eduardo Rua, Evanil Ribeiro, Ingor Mendes Costa, José Carlos Osório, Júlio Brant, Marco André Coelho de Almeida, Manoel Cordeiro Silva Filho, Orlando dos Santos Donin, Rafael Pina, Roberto Vallim, Rodrigo Leal Martins, Silvio Almeida (atual vice de Finanças da gestão Pedrinho) e Wagner Pereira Coutinho Filho.
Os ex-dirigentes Luis Manoel Fernandes e Alexandre Bittencourt ficaram de fora da lista, por terem se abstido da aprovação do parecer que validou a venda.
Pontos investigados pela comissão
O relatório final buscou responder a quatro principais questões:
Foto: Lance
Próximos passos
Com o relatório concluído, os indiciados terão 15 dias para apresentar defesa antes que o caso avance para julgamento interno. Dependendo da decisão do Conselho Deliberativo e do Conselho de Beneméritos, as punições poderão resultar até na exclusão dos envolvidos do quadro social do clube.
A investigação marca mais um capítulo da conturbada transição do Vasco para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol, firmada em 2022, e reacende o debate interno sobre a transparência na gestão e os efeitos da parceria com a 777 Partners, atualmente em crise.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News