Alemanha FC
·03 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·03 de novembro de 2024
Por Guilherme Costa
No início da temporada eu escrevi sobre os favoritos para o título da temporada 24/25 da Bundesliga, e comentei o risco da efetivação de Nuri Sahin como técnico do Borussia Dortmund, devido a sua falta de experiência no comando de uma equipe de futebol. Dois meses depois, o Dortmund vinha numa sequência de três derrotas seguidas, incluindo uma goleada sofrida por 5 a 2 ante o Real Madrid, em jogo válido pela Champions League; a eliminação na Copa da Alemanha ante o Wolfsburg, nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação; além de um tropeço contra o Augsburg na rodada passada da Bundes.
O primeiro passo da sua recuperação veio ontem, sábado, na vitória por 2 a 1 sobre o RB Leipzig, no Signal Iduna Park, em partida válida pela nona rodada do campeonato alemão. Com a vitória, os Aurinegros chegaram à quinta colocação na tabela, com dezesseis pontos conquistados.
Ao contrário do pós jogo em que Sahin assumiu o erro pela virada, o tom após a vitória contra o até então invicto Leipzig foi bastante otimista, mas também queixoso:
“Os meninos se saíram muito bem, não só na luta, mas também no futebol. É assim que você imagina. Esse foi o nosso melhor jogo da temporada nos 90 minutos. A vitória foi muito, muito importante para o caminho que estamos trilhando. Já tivemos tempos - aqui, no nosso estádio, mas também fora, em Madrid - em que estivemos bem. Como temos tantas lesões, ontem só conseguimos treinar meia hora e depois fizemos uma sessão tática. Aí eu senti: 'os meninos entenderam, agora é só trazer isso para dentro de campo'. A forma como se sacrificaram hoje, a coragem com que jogaram, foi muito, muito bom. Eu entendo as críticas, exceto as críticas que vão abaixo da cintura. Qualquer coisa relacionada ao futebol, eu acho. Quando assinei o contrato aqui, sabia que estaria no centro das atenções.”
A primeira vitória após três derrotas consecutivas também teve um sabor especial para o jovem Maximilian Beier. Contratado a peso de ouro junto ao Hoffenheim, numa transação que custou cerca de 30 milhões de euros, o jovem atacante marcou o seu primeiro gol na Bundesliga pelos Aurinegro, anotando também a sua primeira assistência, ao dar o passe para Serhou Guirassy marcar o gol da vitória do Borussia.
Na próxima terça-feira (5) os comandado de Nuri Sahin receberão o Sturm Graz, atual campeão da Bundesliga (austríaca), visando se recuperar na Champions League. Atualmente o time está na décima primeira colocação, com 6 pontos.