Jogada10
·31 de dezembro de 2025
Botafogo acredita na reversão do transfer ban e ressalta que “será muito ativo” no mercado

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·31 de dezembro de 2025

Após sofrer o transfer ban da Fifa, o Botafogo se pronunciou oficialmente. Assim, o clube, que não poderá inscrever jogadores nas próximas três janelas enquanto não reverter a punição pela falta de pagamento ao Atlanta United por Thiago Almada, se mostra confiante.
Por meio de uma nota, o Alvinegro afirmou que manteve “conversas construtivas” com o clube americano e garantiu que irá solucionar o problema. O prazo, portanto, é antes do início da janela de transferências, que abre em 2 de janeiro, ou ainda no começo.
“O Botafogo informa que, nas últimas semanas, manteve conversas construtivas com representantes do Atlanta United, da MLS, em busca de um acordo relacionado ao caso de Thiago Almada. As conversas foram pausadas em razão do recesso de fim de ano e serão retomadas em breve. O Clube será muito ativo na contratação de jogadores em janeiro de 2026”, diz o comunicado.
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) condenou o Botafogo a pagar 21 milhões de dólares (cerca de R$ 114 milhões na cotação atual) ao Atlanta United. A decisão encerra possibilidades de recurso. Dessa forma, o clube precisa cumprir o pagamento para tentar reverter o bloqueio.
“Com relação à recente sanção da FIFA sobre transferências de atletas, o Botafogo informa que, nas últimas semanas, manteve conversas construtivas com representantes do Atlanta United, da MLS, em busca de um acordo relacionado ao caso de Thiago Almada. As conversas foram pausadas em razão do recesso de fim de ano e serão retomadas em breve. O Botafogo espera ter o tema resolvido antes do início ou logo no começo da janela de transferências. O Clube será muito ativo na contratação de jogadores em janeiro de 2026”

Textor está confiante em reverter o transfer ban no Botafogo – Foto: Wagner Meier/Getty Images
O Botafogo acertou a contratação de Almada em julho de 2024. As partes acordaram o pagamento de 21 milhões de dólares. No entanto, o clube quitou apenas duas parcelas do total previsto. Em relação à forma de pagamento, o Botafogo sustenta que definiu, em junho de 2024, o parcelamento do valor ao longo de quatro anos. Segundo o clube, as parcelas seguiriam um cronograma estendido. Contudo, documentos apresentados pelo Atlanta United à Fifa indicam prazo para pagamento até 30 de junho de 2026.
Durante o processo, um impasse quase interrompeu a negociação. O Atlanta United exigiu que Almada renunciasse a 10% do valor da transferência. A legislação da liga prevê esse percentual ao atleta envolvido em negociações. Os advogados do jogador, no entanto, recusaram a exigência.
Sem acordo, as partes buscaram alternativa para concluir o negócio. A Eagle Football Holding, empresa proprietária do Botafogo, assumiu a compra deste valor, correspondente a 2,1 milhões de dólares. Em seguida, a empresa passou a buscar o ressarcimento desse valor junto à liga responsável.
Atualmente, as cobranças seguem por caminhos distintos. O Botafogo busca receber os 10% na Justiça dos Estados Unidos. Paralelamente, o Atlanta United cobra o valor integral da transferência na Fifa. Assim, o clube argumenta que existe débito pendente em outra instância.
Por fim, o jurídico do Botafogo sustenta que a dívida apontada pela Fifa ignora a cobrança em andamento. O clube afirma que a discussão ocorre em esferas diferentes. Mesmo assim, a decisão da Fifa mantém o transfer ban em vigor até a regularização.









































