Botafogo faz o dever de casa, vence e decreta o rebaixamento do Fortaleza | OneFootball

Botafogo faz o dever de casa, vence e decreta o rebaixamento do Fortaleza | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·07 de dezembro de 2025

Botafogo faz o dever de casa, vence e decreta o rebaixamento do Fortaleza

Imagem do artigo:Botafogo faz o dever de casa, vence e decreta o rebaixamento do Fortaleza

Após uma arrancada espetacular, empilhando bons resultados, o Fortaleza ficou pelo caminho e está rebaixado para Série B do Campeonato Brasileiro.

Na tarde deste domingo, o Laion visitou o Botafogo dependendo apenas de suas próprias forças para selar a permanência na elite, mas foi derrotado por 4 a 2, os resultados não colaboraram e os cearenses tiveram o rebaixamento decretado. Do outro lado, com a vitória, o Fogão fecha o Brasileiro no sexto posto, com 63 pontos.


Vídeos OneFootball


Um lá; um cá

Mesmo longe de seus domínios, o Fortaleza foi agressivo, adiantou suas linhas e montou um abafa para cima do Botafogo, buscando abrir o placar e ter sua situação tranquilizada na luta contra o rebaixamento. E funcionou.

Depois de muito insistir, o Leão do Pici inaugurou o marcador com um golaço de Breno Lopes. O atacante tricolor ficou com a sobra na entrada da área e acertou um chutaço, sem chances para o goleiro Raul.

Na frente do placar, o time visitante recuou suas linhas e fez um convite para o Glorioso, que se mandou para o ataque. Com mais campo para progredir, a equipe de Davide Ancelotti pressionou e chegou a acertar o travessão com Artur.

O volume botafoguense seguiu grande e foi premiado ainda antes do intervalo. Já nos acréscimos, após bola levantada  na área cearense, Mancuso cortou de forma parcial e a bola se ofereceu para Montoro, que ajeitou o corpo e, de perna direita, colocou a bola no ângulo: 1 a 1.

Laion tenta, mas não evita o descenso

Com a intensidade do fim da primeira etapa, o Botafogo encontrou espaços para construir seus ataques, especialmente pelo lado direito e não demorou para emplacar o gol da virada.

Logo aos quatro, Vitinho disparou pela direita, passou como quis pela marcação e cruzou na medida para Arthur Cabral,  que se antecipou ao defensor e desviou de cabeça para o fundo das redes.

Minutos depois, surgiu o lance mais emblemático da partida. Após cobrança de escanteio do Fortaleza, o Botafogo recuperou a posse, emplacou um contra-ataque letal e balançou as redes com Barrera... seria o terceiro gol alvinegro, mas o VAR entrou em ação e flagrou um toque no braço de Marçal na área no início da jogada. Resultado? O gol foi anulado e o pênalti foi marcado para o Laion. Na cobrança, Bareiro deslocou o goleiro e fez: 2 a 2.

Logo após o empate do Laion, o Inter, concorrente direto, abriu o placar e ampliou rapidamente a vantagem no seu compromisso, empurrando os cearenses para a zona de rebaixamento.

O cenário, que já era terrível para o Fortaleza, ficou ainda pior aos 39, quando Santi cobrou escanteio, Marçal ganhou dividida de Ávila e desviou de cabeça para o fundo das redes, recolocando o Botafogo em vantagem.

O desespero tomou conta da equipe tricolor, que se lançou para o tudo ou nada e...sofreu com o contra-ataque botafoguense. Já nos acréscimos, Toldo disparou pela esquerda, invadiu a área e entregou para Mateo Ponte, que empurrou para as redes e decretou o rebaixamento do Leão do Pici: 4 a 2.

Saiba mais sobre o veículo