Trivela
·13 de agosto de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·13 de agosto de 2022
O Botafogo estava monitorando o mercado europeu por um atacante experiente, e após a recusa do israelense Eran Zahavi, cerca de um mês atrás, anunciou nesta sexta-feira a contratação do brasileiro Tiquinho Soares – com um vídeo ao estilo Street Fighter para arredondar todos os últimos reforços trazidos sob a administração do norte-americano John Textor.
Além de Tiquinho Soares, o Botafogo trouxe o lateral Marçal, ex-Wolverhampton, os meias Carlos Eduardo (Al-Ahli) e Gabriel Pires (Benfica), o atacante Luis Henrique (Olympique de Marseille), o zagueiro Adryelson (Sport) e o volante Danilo Barbosa (Nice), com um foco claro em aproveitar o mercado externo.
Tiquinho Soares, 31 anos, estava no Olympiacos. Ele chegou a Portugal em 2014 para defender o Nacional. Também passou pelo Vitória de Guimarães antes de chegar ao Porto, em 2017. Fez três temporadas importantes, com 65 gols em 140 jogos. Sua melhor contribuição foi em 2018/19, quando marcou 15 vezes pelo Campeonato Português.
Em setembro de 2020, acertou com o Tianjin Teda, mas não ficou muito tempo na China. Rescindiu contrato em março alegando salários não pagos. Passou a última temporada no Olympiacos, com 14 gols em 46 jogos, mas também entrando e saindo do time, como na maior parte da sua passagem pelos Dragões.
Mas ele teve momentos importantes em um bom nível do futebol europeu e ainda nem tem idade muito avançada. Pode ajudar o Botafogo, que ganhou apenas duas das últimas oito rodadas do Brasileirão e tem apenas o quinto pior ataque do torneio com 21 gols em 20 partidas.