Botafogo
·13 de maio de 2025
Botafogo inaugura sala de estudos para atletas da base no Nilton Santos

In partnership with
Yahoo sportsBotafogo
·13 de maio de 2025
O Botafogo inaugurou nesta terça-feira (13), no Estádio Nilton Santos, a sala de estudos destinada aos atletas das categorias de base, como parte do projeto "Futuro Glorioso". A iniciativa reforça o compromisso do Clube em formar não apenas atletas de alto rendimento, mas também cidadãos preparados para os desafios da vida. O projeto valoriza a educação como pilar fundamental, incentivando a responsabilidade, a disciplina, a autonomia e a construção de um futuro sólido. A formação humana caminha lado a lado com a esportiva, refletindo a visão do Glorioso de um trabalho de base completo e transformador.
Com a presença de Joel Carli, Coordenador de Futebol, e Léo Coelho, Diretor de Coordenação de Futebol, atletas da categoria Sub-12 puderam experimentar a sala pela primeira vez e, como surpresa, receberam a visita de Marlon Freitas, capitão da equipe profissional, que dividiu experiências da carreira e reforçou a importância dos estudos para a formação como jogador e ser humano.
"Muito feliz de poder estar inaugurando hoje a sala de estudos do projeto 'Futuro Glorioso'. Uma sala que vai ajudar muito no desenvolvimento dos nossos atletas da base, tanto tendo reforço escolar, como aulas de inglês e espanhol. Que os nossos meninos possam aproveitar muito", destacou o argentino.
Na nova sala de estudos inaugurada no Estádio Nilton Santos, os atletas da base do Botafogo terão acesso a uma série de atividades interativas e complementares ao colégio, como aulas idiomas, com o objetivo de fortalecer a formação integral. O espaço contará com apoio pedagógico individualizado, oficinas de leitura e escrita, além de dinâmicas em grupo que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade. Também serão promovidas palestras educativas e sessões de filmes, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos jogadores, dentro e fora de campo.
"A importância dessa sala de estudo é trazer o atleta e acolhê-lo, interagindo com a proposta pedagógica, onde possamos trabalhar esse jovem para além das quatro linhas com uma formação completa e ampla. A busca é desenvolver o cidadão. O estudo e a educação vêm em primeiro lugar, com o futebol complementando", destacou Iara Machado, assistente social do Botafogo.
"Queria parabenizar a todos que estiveram envolvidos na construção do projeto. Eu sinto essa felicidade em participar da construção do conhecimento dessas crianças para torná-los um ser integral. Que estudem lá fora, mas aqui dentro a gente consiga ajudar na construção e eles consigam se tornar um ser humano melhor, com uma educação, caráter e formação para um profissional completo", complementou Joel Fraga, pedagogo do Clube.