Esporte News Mundo
·22 de agosto de 2025
Botafogo perde para a LDU e está eliminado da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·22 de agosto de 2025
— Continua depois da publicidade —
O Botafogo teve uma noite para se esquecer, perdeu para a LDU por 2 a 0, em Quito, e está eliminado da Libertadores. Villamil e Alzugaray marcaram os gols para a equipe equatoriana que determinaram a eliminação do último campeão da América.
PRIMEIRO TEMPO
Apesar de ter mais a posse de bola, o Botafogo apresentou muitos erros de posse de bola para sair jogando e acabou favorecendo a pressão ofensiva da LDU. A equipe comandada pelo brasileiro Tiago Nunes abriu o placar na bola aérea. Logo nos primeiros minutos, Caicedo cruzou para Medina na área, que não conseguiu e a bola sobrou para Alzugaray. O argentino fez o pivô para Villamil chegar batendo e abrir o marcador.
Depois de abrir o placar, a Liga de Quito passou a controlar mais a posse e rondava a área do Alvinegro, que tinha dificuldades para sair jogando e atacar os donos da casa. A equipe comandada por Davide Ancelotti não conseguia colocar a bola no chão e ser perigosa. Na única vez em que conseguiu fazer isso, Vitinho lançou para Marlon Freitas, que apareceu de elemento surpresa, que tentou encobrir Valle, mas o goleiro defendeu tranquilamente.
No final da primeira etapa, La Liga começou a arriscar mais de fora da área e assustar a meta defendida por John. Na finalização mais perigosa, Bryan Ramírez recebeu na entrada da área e soltou a bomba para a bola passar raspando a trave.
SEGUNDO TEMPO
A LDU voltou com o mesmo ritmo para a segunda e pressionou o Botafogo, que não conseguia reagir. O time equatoriano ampliou em um pênalti após pegar a sobra na área e Marlon Freitas abrir demais o braço e encostar na bola. O árbitro Facundo Tello apontou a penalidade em um lance que foi originado em um escanteio que deveria ter sido tiro de meta. Na cobrança, Alzugaray bateu com categoria para definir o marcador.
Alzugaray batendo o pênalti (Foto: Franklin Jacome/Getty Images)
Após marcar o segundo, a Liga de Quito ainda poderia ter ampliado com Villamil, que bateu com perigo. Por outro lado, o Botafogo ficou atordoado em campo sem saber como reagir e Davide Ancelotti pagou o preço por ter demorado demais a mexer.
As substituições do italiano deixaram o Alvinegro mais ofensivo e Jeffinho gerou a expulsão de Richard Mina. Depois de ficar com a mais em campo, a equipe carioca partiu para o tudo ou nada, mas não conseguiu levar perigo ao gol defendido por Valle. No apagar das luzes, Vitinho recebeu um lançamento de Barboza, que bateu para fora. No final, a desorganização geral do clube em 2025 refletiu em campo e a equipe foi eliminada da Libertadores pela LDU.