Esporte News Mundo
·02 de outubro de 2025
Botafogo quebra jejum, vence o Bahia e entra no G-4 do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·02 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Em confronto muito equilibrado, o Botafogo quebrou um jejum e voltou a vencer o Bahia depois de dois anos por 2 a 1. Santi Rodríguez e Jeffinho marcaram e ajudaram o Alvinegro a entrar no G-4 no Brasileirão, enquanto Kaio Pantaleão marcou contra na segunda etapa.
O primeiro tempo começou morno, as duas equipes se estudavam e ambas cometiam erros de passes. O Bahia tinha mais a posse, mas o Botafogo conseguia se fechar e equilibrou as ações.
Com o passar do tempo, o Alvinegro foi se conseguindo ficar mais confortável para impor seu jogo e passou a assustar. Após rodar a bola, Newton arriscou e obrigou Ronaldo a fazer sua primeira defesa na partida. O goleiro do Tricolor voltaria a aparecer de maneira providencial, ao fazer um verdadeiro milagre para evitar que Cuiabano abrisse o placar após chegar batendo na área.
Na sequência, o Botafogo viu sua pressão ser recompensada e abriu o placar. Aos 26′, Marlon Freitas encontrou Vitinho pelo lado direito, o camisa 2 cruzou para a área e Santi Rodríguez apareceu livre para acertar um belo chute, emendando de primeira, a bola bateu na trave e entrou o cantinho.
Santi Rodríguez abriu o placar (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Após o gol, a partida ficou equilibrada, com ambas as equipes se assustando. O Alvinegro criou mais, vendo Vitinho receber um grande lançamento de Marlon Freitas e bater para fora, e Savarino bateu falta no cantinho para a defesa de Ronaldo. Por outro lado, o Bahia também assustou depois de Rezende encontrar um grande passe para Zé Guilherme, que invadiu a área e acertou a trave.
Logo na volta para o segundo tempo, o Botafogo ampliou o placar. Com apenas 20 segundos, Léo Linck lança no ataque, a defesa afastou, mas a bola ficou com o Alvinegro. Arthur Cabral ganhou e a bola ficou com Savarino, que cruzou para a área e encontrou Cuiabano. O camisa 6 tentou o chute, mas acabou dando uma assistência para Jeffinho marcar seu primeiro gol na temporada e ampliar.
Jeffinho comemorando o segundo do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Mesmo sem marcar, Arthur Cabral fez um bom jogo e, na sequência, quase marcou, mas parou na grande defesa de Ronaldo. No entanto, a alegria da equipe de Davide Ancelotti se transformou em tensão com o Bahia diminuindo. Rodrigo Nestor bateu falta, a bola desviou em Kaio Pantaleão e pegou Léo Linck no contrapé, diminuindo para o Tricolor de Aço.
Após o gol, o ímpeto da equipe de Rogério Ceni aumentou, mas ele levou um banho de água fria, após Matteo Sanabria, um dos principais jogadores da equipe, ser expulso depois de receber o segundo amarelo por simulação.
Mesmo tendo um jogador a menos, o Tricolor equilibrou a partida e deixou o confronto aberto até o fim. O Alvinegro explorava os lados e viu Jeffinho obrigar Ronaldo a fazer outra boa defesa. Por outro lado, o Bahia apostou na bola aérea para assustar, com Rodrigo Néstor batendo falta com perigo para a grande defesa de Léo Linck.
A partida seguiu aberta na reta final; o Botafogo tinha mais a posse de bola, mas era displicente e não aproveitava suas chances. Arthur Cabral cabeceou para fora e Kaio Pantaleão chegou a marcar o terceiro, mas foi anulado por impedimento. O zagueiro foi substituído muito após se chocar com Ronaldo.
Enquanto o Alvinegro cometia erros, o Bahia ia para o tudo ou nada. Michel Araújo bateu para fora e Rodrigo Néstor bateu falta com perigo, passando perto do travessão de Léo Linck. Por outro lado, o Botafogo valorizou ao máximo o resultado e voltou a bater o rival depois de dois anos.
Com o resultado, o Botafogo entra no G-4 pela primeira vez no Brasileirão, agora com 43 pontos, mas o Bahia vem logo atrás com 40. As duas equipes entram em campo no final de semana. O Alvinegro vai ao sul enfrentar o Internacional no Beira-Rio, no sábado, às 18h30 (horário de Brasília). No dia seguinte, o Tricolor recebe o líder Flamengo na Fonte Nova.