MundoBola Flamengo
·04 de abril de 2025
Boto diz preferir estilo de jogo de Filipe Luís ao de Jorge Jesus

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·04 de abril de 2025
O trabalho de Filipe Luís é tão promissor que José Boto não esconde a alegria por trabalhar com o ex-jogador. O diretor do Flamengo participou do MengoCast dessa sexta-feira (4) e deu importantes declarações sobre o treinador.
Talvez a principal seja sobre a comparação com Jorge Jesus. Isso porque o português trabalhou com o ídolo do Flamengo no Benfica.
Ele afirma que há muitas semelhanças entre Filipe Luís e Jorge Jesus. No entanto, diz preferir a forma como Filipe Luís ataca, diferenciando o jovem treinador do Mister.
"Trabalhei com Jorge jesus seis anos. Ganhamos muita coisa mesmo, no Benfica. É muito intenso, vive o futebol 24 horas por dia. Nisso, os dois são iguais. Em termos de jogo, tem algumas diferenças. Por isso, tenho mais afinidade com Filipe. Há coisas que gosto mais do estilo de jogo, da filosofia do Filipe, do que gosto do Jorge. Principalmente a forma como ataca. Controlar um pouco mais o jogo. Há nuances diferentes", conta.
A afinidade com Filipe Luís é grande, mas as divergências também podem acontecer. Boto explica que, quando elas existem, acaba sendo saudável para o crescimento das ideias. Além disso, ele afirma que Filipe Luís é o treinador com quem já teve mais afinidade.
"Haver divergência é saudável, até porque obriga as partes a justificar o pensamento diferente. Isso faz crescer o pensamento. Lidamos perfeitamente com isso. Até hoje, é o treinador que tenho mais afinidade. E olha que já trabalhei com muitos", comenta.
A proximidade de Boto com Filipe Luís se dá pelas ideias semelhantes, segundo o próprio diretor técnico.
"Nós, quando temos ideias parecidas, as pessoas se aproximam mais. Aquilo que penso de futebol, do jogo, do jogo jogado, do treino, é muito parecido com o que ele pensa. Essa conexão fica mais fácil, não é?", diz.
Um dos elogios de Boto a Filipe Luís é a inquietude que o faz querer aprender cada vez mais.
"O Filipe Luís é muito inquieto, do ponto de vista do conhecimento. Quer cada vez mais conhecimento. Quer saber como faz isso, como faz aquilo. Essa é uma característica de todos os grandes treinadores. Trabalhei com muitos, e todos aqueles que são Top, tem essa característica", destaca.
Por fim, ele revela muito tempo de conversa com Filipe Luís sobre futebol.
"Passamos muitas horas a discutir, no sentido de debater, muitas ideias sobre o jogo, sobre o treino. É algo gratificante, porque ele tem essa sede. Para mim, também é gratificante poder contribuir para o crescimento dele como treinador", conclui.