MundoBola Flamengo
·28 de novembro de 2025
Boto diz que Filipe Luís está pronto para dar passo na carreira

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 de novembro de 2025

Diretor-técnico do Flamengo, José Boto se entendeu rapidamente com o técnico Filipe Luís, com quem tem trocado ideias desde o início do ano. E o português aproveitou uma entrevista em seu país natal para rasgar elogios ao treinador, que já estaria até pronto para dar o passo de treinar um clube na Europa.
Filipe Luís não esconde que tem o retorno à Europa, agora na função de treinador, como um dos desejos. No entanto, sempre prega que está inteiramente comprometido com o Flamengo e ainda não se vê no momento de regressar ao Velho Continente, onde brilhou com a camisa do Atlético de Madrid.
Para Boto, porém, a capacidade atual de Filipe Luís, mesmo com pouco tempo na profissão, indica que o ex-lateral já estaria até pronto para dar esse passo a mais. O diretor ressaltou o talento que enxergou no comandante e frisou que ainda há espaço para evoluir cada vez mais.
“Filipe é um treinador jovem, com apenas um ano de profissão, mas com um talento enorme. Trabalhei com muitos treinadores e considero que ele está ao nível dos melhores, com muito para evoluir ainda, mas já com um nível que lhe permite claramente treinar na Europa”, disse Boto ao jornal português "A Bola".
Além da mudança para o maior time que já defendeu na carreira, Boto precisou encarar uma alteração completa de cenário: deixar a Croácia para se mudar ao Rio de Janeiro. E o português, depois de passar quase o ano inteiro na cidade, ressaltou que algumas características tornam a Cidade Maravilhosa única.
"O Rio tem um misto de natureza com grande cidade que é único no mundo. É talvez a cidade mais linda que já vi, e eu conheço o mundo. Moro a cerca de 30 minutos do centro de treinos, para onde vou de manhã e de onde saio praticamente à noite, e depois vou quase sempre jantar fora para espairecer. Essa é a minha rotina", salientou.
No entanto, apesar de morar no Rio há cerca de 11 meses, Boto ainda não conseguiu ir à praia. O diretor apontou a falta de tempo e a cobrança dos torcedores como motivos, mas admitiu que também não é muito chegado ao ambiente. Ainda assim, ressaltou que, como novo morador da cidade, precisa agilizar o programa.
"Não me sinto carioca ainda, até porque há quase um ano que estou aqui e ainda não pus os pés na praia. Além de não ser grande fã, não tenho muito tempo e há um assédio grande por parte dos torcedores, para o bem e para o mal. Mas quero fazê-lo, é obrigatório", finalizou Boto.
Assim como o restante da delegação do Flamengo, José Boto já está no Peru para acompanhar o Rubro-Negro na final da Libertadores. A partida, que será disputada contra o Palmeiras, está marcada para começar às 18h (horário de Brasília) deste sábado (29), no Monumental de Lima.









































