Coluna do Fla
·16 de setembro de 2025
Boto vê competição desleal no Brasil e ironiza pedidos de Fair Play Financeiro: “Nem sabem o que é isso”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 de setembro de 2025
As discussões sobre a implementação do fair play financeiro seguem acontecendo entre os clubes. Diretor de futebol do Flamengo, José Boto voltou a ‘cobrar’ a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a efetivação do sistema no Brasil.
As pessoas falam muito de Fair Play financeiro, mas as pessoas não sabem o que é isso. Fair Play financeiro é algo que todos nós devíamos fazer na nossa casa, que é não gastarmos mais dinheiro do que temos. E o que se passa é que os clubes acabam fazendo uma competição desleal porque gastam dinheiro que não têm e não pagam as dívidas que têm. Porque nós temos nomes conhecidos que não pagaram os jogadores que já compraram há quase dois anos. E isso a CBF tem que fazer algo. Por exemplo: quando são clubes europeus que nos devem dinheiro, no caso do Leixões ou no caso do Estrela Amadora, a Fifa já os acionou, eles não podem inscrever ninguém enquanto não nos pagarem. E isso tem de ser feito aqui, porque senão é uma concorrência desleal”, disse Boto, em entrevista ao ‘Uol’.
Além da discussão sobre o fair-play financeiro, o Flamengo segue ativo na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, cobrando judicialmente o Internacional. Isso porque, o time gaúcho contratou Thiago Maia, ex-volante do Fla, em 2024, mas ainda não efetuou o pagamento ao Mengão.
Na ocasião, Flamengo e Internacional chegaram a um acordo de 4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões) em dez parcelas pelo volante. Contudo, apesar de Thiago Maia vestir a camisa do time gaúcho há quase dois anos, o Mengão ainda não viu a ‘cor’ do dinheiro.
Fair play financeiro é um conjunto de regras que controlam as finanças dos clubes de futebol. O objetivo é que os times não gastem mais do que arrecadam, evitando problemas financeiros e dívidas.
Desse modo, o Flamengo é favorável ao modelo, já que possui responsabilidade nos investimentos há alguns anos. Por outro lado, clubes como Corinthians, Atlético-MG e Botafogo teriam problemas com o fair-play financeiro.
Enquanto isso, o Flamengo inicia preparação para enfrentar o Estudiantes (ARG) nesta quinta-feira (18). A partida acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores
Assim, como manda a tradição, o Coluna do Fla irá trazer a melhor cobertura da internet, por meio do YouTube, do site e das redes sociais. Contudo, ESPN (canal fechado) e Disney+ (streaming) exibem o jogo entre Flamengo e Estudiantes.