Zerozero
·18 de janeiro de 2026
Braga quase afundou, mas Hornicek foi salvador

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 de janeiro de 2026

O SC Braga está de volta às vitórias! Foi preciso algum sofrimento e um par de reviravoltas no enredo durante os minutos finais, que contaram com um cartão vermelho e um penálti para cada lado - o CD Tondela desperdiçou uma excelente chance para vencer -, mas os pontos caíram para o lado visitante.
Durante toda a primeira parte vimos uma versão dominante dos bracarenses, que tiveram quase toda a posse de bola. Ainda assim, a equipa de Carlos Vicens temeu demasiado a capacidade do adversário em transição e, por isso, colocou pouco risco no seu jogo. Isso levou à criação de poucas oportunidades, com a maior do primeiro tempo a chegar de bola parada: Moutinho cabeceou à trave e a recarga de Pau Víctor foi defendida.
No segundo tempo, mais ação. Os visitantes continuaram a tentar ser donos da bola, mas sofreram um pouco mais com a agressividade do CD Tondela, que procurou manter o adversário sempre fora da grande área. Com sucesso, em parte, até a reta final do jogo trazer uma versão mais rematadora (e entusiasmante) do mesmo.
Corria o minuto 82 quando o jogo pareceu fugir às mãos do SC Braga. Foi precisamente uma mão na face de Hugo Félix que levou não só à expulsão de Lagerbielke por acumulação de amarelos, mas também a uma grande penalidade que podia ter dado os três pontos aos da casa, mas que foi mal batida por Félix e defendida pelo herói Hornicek.
O checo manteve os bracarenses no jogo e eis que os visitantes, com um homem a menos, foram a tempo de chegar à vitória. Gabri Martínez conquistou uma grande penalidade e Rodrigo Zalazar, com a pressão de não repetir o desperdício da final da Taça da Liga, colocou a bola nas redes e garantiu a conquista dos três pontos.
Lukas Hornicek (SC Braga): Não teve muito trabalho durante a noite e não se pode dizer que o penálti de Hugo Félix tenha sido bem cobrado, ainda assim, é uma defesa que colocou a equipa no caminho dos pontos. Já no fim, fez outra defesa importante.
João Moutinho (SC Braga): Num jogo em que o Braga, mesmo criando poucas ocasiões flagrantes, dominou por completo a posse de bola, Moutinho foi o maestro da orquestra e deixou excelentes sinais. Além disso, foi dono da maior ocasião do jogo.
Makan Aïko (CD Tondela): Vários elementos defensivos do Tondela estiveram em destaque, mas no ataque foi o francês Aiko que brilhou. Na primeira titularidade depois de assinar pelo emblema beirão, o extremo assumiu a responsabilidade da criação e criou quase todas as situações da sua equipa.

Onze do CD Tondela:
Bernardo Fontes, Bebeto, Brayan Medina, Christian Marques, Rodrigo Conceição, Yaya Sithole, Cícero Alves, Nor Maviram, Hugo Félix, Makan Aïko, Pedro Maranhão

Onze do SC Braga:
Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Sikou Niakaté, Mario Dorgeles, Florian Grillitsch, João Moutinho, Leonardo Lelo, Rodrigo Zalazar, Pau Victor, Ricardo Horta
1':

Começou a partida
11':

SC Braga: Pau Victor
ficou com as sobras de um lance de bola parada e rematou forte em posição central, mas Yaya Sithole desviou para cima da baliza.
25':

O SC Braga está por cima no jogo, ainda que não tenha chegado perto de transformar a superioridade em vantagem. Falta algum risco no jogo dos visitantes, que parecem respeitar demasiado (ou temer) a capacidade beirã no momento da transição.
41':

João Moutinho (SC Braga) remata à barra!!!
Apareceu ao primeiro poste na sequência de um canto e encontrou o ferro. Bernardo Fontes ainda defendeu a recarga de Pau Victor.
45 +3':

Mantém-se o nulo ao intervalo, depois de uma primeira parte em que o SC Braga foi a melhor equipa e a que mais se aproximou do golo, ainda que tenha sido pouco incisiva no aproveitamento da maior posse de bola. A bola parada é chave até ao momento, tendo gerado as maiores ocasiões de cada uma das equipas.
60':

Jogo muito disputado, ainda que mais perto da baliza tondelense. Boas exibições de nomes como Bebeto ou Yaya Sithole vão ajudando os da casa a continuar na disputa dos pontos.
80':

SC Braga: Ricardo Horta
quase transformou em golo um livre perigosíssimo. Curvou a bola para lá da barreira e obrigou Bernardo Fontes a mergulhar para uma grande defesa.
83':

Cartão vermelho para Gustaf Lagerbielke (SC Braga)
Gustaf Lagerbielke vê o seu 1º vermelho na prova (15 jogos)
86':

Hugo Félix (CD Tondela) falha a grande penalidade! Que desperdício.
90 +2':

GOLO SC Braga: Rodrigo Zalazar marca de grande penalidade!
Rodrigo Zalazar marca o seu 7º golo na prova (16 jogos)
O uruguaio ?vinga-se? da final da Taça da Liga e atira para os três pontos. Mesmo assim, não foi a melhor cobrança.
90 +9':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

O SC Braga regressou às vitórias na Liga graças a um final fantástico em que não sofreu de grande penalidade e, minutos depois, aproveitou a sua. A vitória é justa, mesmo que um pouco dura para os beirões.
Melhor em campo:

Lukas Hornicek (SCB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.









































