OneFootball
·29 de outubro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·29 de outubro de 2025
O Brasil é um dos maiores formadores de talentos do futebol mundial, mas você já pensou na quantidade de grana que os BRs geram ao redor do mundo?
Entre 2016 e 2025, foram 2,6 bilhões de euros – cerca de R$ 16,2 bilhões – em transferências internacionais de jogadores formados no país.
Os dados são do Observatório do Futebol, que colocou o Brasil como o segundo maior exportador de atletas nesse período, atrás apenas da França.
O levantamento considera apenas jogadores formados no próprio país e que foram vendidos para clubes estrangeiros.
Além do Brasil, apenas França e Espanha ultrapassaram a marca de 2 bilhões de euros em vendas de talentos formados localmente.
A França lidera com folga, faturando 3,9 bilhões de euros (aproximadamente R$ 24 bilhões) nos últimos dez anos.
Já no Brasil, metade desse valor (50,1%) corresponde a atletas com 20 anos ou menos, a maior proporção entre os dez países que mais lucraram com transferências.
Ranking dos 10 maiores exportadores de jogadores entre 2016 e 2025:
O estudo mostra a importância das categorias de base brasileiras, que formam atletas cada vez mais valorizados no mercado internacional.
Quatro clubes do Brasil aparecem entre os 20 que possuem as melhores bases do mundo, destacando o investimento contínuo no desenvolvimento de jovens talentos.

📸 ANTHONY WALLACE - AFP or licensors









































