Esporte News Mundo
·31 de outubro de 2025
Brasil pode bater recorde de clubes participantes na Libertadores de 2026; entenda

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·31 de outubro de 2025

— Continua depois da publicidade —
Com mais uma final entre clubes brasileiros na Conmebol Libertadores, o país pode chegar a nove representantes na principal competição continental em 2026. Palmeiras e Flamengo disputarão o título, garantindo desde já que um time brasileiro levará a taça e assegurará sua vaga na próxima edição do torneio.
Se o Atlético-MG conquistar a Copa Sul-Americana, o número de brasileiros na Libertadores do próximo ano subirá para nove — algo que só aconteceu uma vez na história da competição.
A classificação de Palmeiras e Flamengo, líderes do Campeonato Brasileiro, para a decisão da Libertadores, já alterou a lista de vagas pelo Brasileirão para 2026, que passou de seis para sete clubes. Atualmente, o Botafogo ocupa a sétima colocação na tabela.
Desde 2017, o Brasil tem sete vagas garantidas na Libertadores: quatro delas diretas para os líderes do Brasileirão, duas para os clubes que disputam a fase preliminar e uma para o campeão da Copa do Brasil.
Portanto, caso o Atlético-MG vença o Lanús na final da Sul-Americana, o país retornará ao número máximo de nove representantes no torneio continental. A decisão entre o Galo e o time argentino será no dia 22 de novembro, em Assunção, Paraguai, pouco antes da final entre Palmeiras e Flamengo.
Até hoje, a única edição da Libertadores com nove times brasileiros aconteceu em 2022. Naquele ano, o Palmeiras conquistou a Libertadores, enquanto o Athletico levantou a taça da Sul-Americana em 2021.
Na mesma temporada, o Atlético-MG venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil. Como o Galo se classificou para a Libertadores pelo título do Brasileirão, a vaga do campeão da Copa do Brasil foi repassada pelo campeonato nacional, ampliando o grupo inicial de seis para oito clubes — beneficiando Fluminense e América-MG com vagas nas fases preliminares da competição.









































