Gazeta Esportiva.com
·13 de novembro de 2025
Brasileirão 2026 pode ter seis times com gramado sintético

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·13 de novembro de 2025

O número de equipes que usam gramado sintético no Brasil pode dobrar, isso porque o Campeonato Brasileiro de 2026 pode contar com seis equipes que dispõem do piso artificial.
Palmeiras (Allianz Parque), Botafogo (Nilton Santos) e Atlético-MG (Arena MRV) já contam com este tipo de gramado. Além deles, Athletico Paranaense (Ligga Arena) e Chapecoense (Arena Condá) têm grandes chances de garantir o acesso à Série A do próximo ano.
O número pode virar recorde, se o Vasco, devido à reforma de São Januário, mandar algumas partidas no Nilton Santos. O Brasileirão contaria com 30% dos mandantes atuando em gramado sintético.
Na segunda (10), o Flamengo enviou uma proposta por escrito pedindo o fim deste tipo de piso no Brasil. A atitude aumentou a polêmica no país sobre o assunto.
“Os gramados de plástico devem ser eliminados imediatamente de todos os torneios nacionais profissionais. A discrepância nos custos de manutenção entre gramados naturais e artificiais provoca desequilíbrios financeiros entre os clubes e prejudica a saúde física de jogadores e atletas”, diz o texto.









































