Saudações Tricolores.com
·27 de janeiro de 2026
Brasileirão: relembre como foram as últimas estreias do Fluminense; Tricolor tem apenas uma vitória em sete anos

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·27 de janeiro de 2026

A espera acabou. O Fluminense estreia no Campeonato Brasileiro de 2026 nesta quarta-feira (28), contra o Grêmio, no Maracanã. A partida marca o retorno do técnico Luis Zubeldía à beira do campo e a tentativa do Tricolor de largar com o pé direito na competição nacional.
Para isso, o time terá que superar um retrospecto recente incômodo. Nas últimas sete edições do Brasileirão, o Fluminense venceu apenas uma vez na rodada de abertura (em 2023). No restante, foram três empates e três derrotas.
O Saudações Tricolores relembra como foram os primeiros jogos do Flu nos últimos campeonatos:
A estreia mais recente foi traumática. Jogando na Arena Castelão, o Fluminense foi dominado pelo Fortaleza e perdeu por 2 a 0. Lucero (autor do primeiro gol daquela edição) e Tinga marcaram para o Leão do Pici. O revés teve consequências imediatas, na madrugada seguinte ao jogo, o clube anunciou a demissão do técnico Mano Menezes, iniciando o campeonato já em crise.
Em um jogo movimentado no Maracanã, o Fluminense, então campeão da Libertadores, ficou no empate. O meia Lima foi o destaque tricolor ao marcar os dois gols da equipe. O Bragantino reagiu e buscou a igualdade com gols de Eduardo Sasha e Thiago Borbas, frustrando a torcida na estreia em casa. A partida marcou o primeiro capítulo de uma longa e desgastante jornada do Fluminense na luta contra o rebaixamento naquela temporada.
A única vitória da lista aconteceu em grande estilo. Jogando no Independência, o Fluminense deslanchou no segundo tempo. Mesmo com um pênalti perdido, Germán Cano abriu o placar, seguido por John Kennedy e Lelê, que completaram a goleada por 3 a 0. Foi um dos raros momentos de tranquilidade em estreias recentes.
No Maracanã, o Tricolor recebeu o Santos na abertura do campeonato. Sob o comando de Abel Braga, o time teve volume de jogo e fez o goleiro santista trabalhar, mas a bola teimou em não entrar. No fim, uma bola na trave impediu a vitória, selando o zero no placar.
Mais um empate sem gols, desta vez no Morumbi. O Fluminense teve a chance de ouro no primeiro tempo, mas Nenê desperdiçou uma cobrança de pênalti, defendida por Thiago Volpi. O jogo foi truncado e o Tricolor segurou o resultado fora de casa.
Curiosamente, o adversário da estreia de 2026 é o mesmo de 2020. Naquela ocasião, em plena pandemia, o Fluminense de Odair Hellmann viajou até Porto Alegre e não jogou bem. Diego Souza, ex-Tricolor, marcou o único gol da partida ainda no primeiro tempo, decretando a derrota na Arena do Grêmio.
Uma estreia caótica no Rio de Janeiro. Debaixo de um temporal e com direito a queda de energia no Maracanã, o time comandado por Fernando Diniz perdeu para o Goiás. O Flu teve um gol anulado de Everaldo, um pênalti perdido por Luciano e acabou castigado com um gol de falta do zagueiro Rafael Vaz nos minutos finais.









































