90min
·16 de dezembro de 2025
Brasileirão Série A 2026: CBF divulga tabela e apresenta novas regras; confira

In partnership with
Yahoo sports90min
·16 de dezembro de 2025

A CBF divulgou, nesta segunda-feira, 15, a tabela básica das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro do ano que vem. A entidade máxima do futebol nacional também apresentou o Regulamento Específico da Competição e o seu Plano Geral de Ações, documentos com informações e novidades importantes relacionadas ao Brasileirão Série A 2026.A primeira rodada da próxima edição do Brasileirão será disputada entre os dias 28 e 29 de janeiro. Atual campeão, o Flamengo vai estrear fora de casa contra o São Paulo. O vice-campeão Palmeiras também vai largar no torneio longe dos seus domínios, em Belo Horizonte, diante do Atlético-MG. Veja todos os jogos da jornada 1 da Série A 2026:

O Flamengo é o atual campeão do Brasileirão / Ruano Carneiro/GettyImages
→ Torcedor! Venha fazer parte da nossa comunidade do Flamengo no Whatsapp! É só clicar aqui.
→ Torcedor! Venha fazer parte da nossa comunidade do Palmeiras no Whatsapp! É só clicar aqui.
→ Torcedor! Venha fazer parte da nossa comunidade do Corinthians no Whatsapp! É só clicar aqui.
→ Torcedor! Venha fazer parte da nossa comunidade do Vasco no Whatsapp! É só clicar aqui.
→ Torcedor! Venha fazer parte da nossa comunidade do Grêmio no Whatsapp! É só clicar aqui.
→ Torcedor! Venha fazer parte da nossa comunidade do Santos no Whatsapp! É só clicar aqui.
O Brasileirão Série A 2026 vai contar com novidades importantes. Uma delas sobre o sistema de classificação para a Conmebol Libertadores. Até esse ano, os quatro primeiros colocados garantiam vaga direta na fase de grupos da principal copa da América do Sul. Já o quinto e o sexto tinham de participar das fases preliminares do torneio. A partir da próxima temporada, a Série A vai oferecer menos vagas para a Libertadores. Os quatro primeiros vão continuar indo direto para a fase de grupos. Porém, apenas mais um time vai para a fase prévia. A decisão passa pela classificação dos finalistas da Copa do Brasil para o torneio da Conmebol: o campeão do principal mata-mata do país vai direto à fase de grupos, enquanto o vice vai participar da fase preliminar.Há, no entanto, um detalhe importante: caso o campeão da Copa do Brasil obtenha vaga na fase de grupos da Libertadores de outra forma, o vice vai herdar essa vaga na fase de grupos da competição continental. Além disso, se clubes classificados à Libertadores avancem à final da Copa do Brasil, essas vagas vão para o Brasileirão. Confira o texto:“(...) Quando o Campeão da Copa do Brasil obtenha acesso à CONMEBOL Libertadores de 2027 através de outras Competições, a vaga direta da Copa do Brasil será redirecionada ao Vice-Campeão da Copa do Brasil, retornando a vaga para a Pré-Libertadores a que este faria jus para ser repassada ao Clube mais bem colocado no Brasileirão Série A, excluídos os Clubes já classificados”, diz trecho do regulamento.

Taça da Libertadores / ERNESTO BENAVIDES/GettyImages
A CBF também anunciou uma importante mudança em relação ao limite de jogos para que jogadores possam trocar de clube durante o Campeonato Brasileiro. Até 2025, o limite era de seis partidas. Agora, no entanto, esse número passa a ser de 12. Ou seja, um atleta vai poder jogar até 11 jogos por um time e, ainda assim, mudar para outra equipe da Série A.









































