Brasileiro multicampeão anuncia aposentadoria | OneFootball

Brasileiro multicampeão anuncia aposentadoria | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·25 de novembro de 2025

Brasileiro multicampeão anuncia aposentadoria

Imagem do artigo:Brasileiro multicampeão anuncia aposentadoria

Vanderlei Luxemburgo, atualmente comentarista do programa Galvão e Amigos, anunciou na edição desta segunda-feira (24) que está encerrando de vez sua carreira como técnico.

Segundo ele, não há qualquer possibilidade de retorno aos bancos de reservas.


Vídeos OneFootball


Luxemburgo foi direto ao explicar o motivo da decisão. O ex-treinador afirmou que a função mudou de forma profunda nos últimos anos e que já não se vê inserido no modelo atual.

Não quero mais ser técnico. Larguei de ser técnico, não quero mais”, disse. “Para voltar ao futebol, teria que ser como sempre fiz. Não quero mais como está acontecendo, ficando inferior ao diretor executivo. O diretor vai mandar em mim. O técnico deixou de ser o ‘head coach’. Então deixei de ser técnico”.

Aos 73 anos, Luxemburgo estava sem clube desde sua última experiência, no Corinthians, onde chegou às semifinais da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil. Antes disso, acumulou um currículo raro no futebol nacional, dirigindo alguns dos maiores times do país e também clubes internacionais.

Entre seus trabalhos mais marcantes estão passagens por Palmeiras, Santos, Flamengo, Cruzeiro, Grêmio e até o Real Madrid, além de comandar a Seleção Brasileira, com a qual conquistou a Copa América.

Considerado por muitos o maior técnico brasileiro dos anos 1990 e início dos 2000, Luxemburgo acumulou números impressionantes: 14 títulos estaduais, cinco Campeonatos Brasileiros, dois títulos do Torneio Rio–São Paulo, uma Copa do Brasil e uma Copa América pela Seleção.

Com a confirmação pública de sua aposentadoria, Luxemburgo encerra oficialmente uma das carreiras mais vitoriosas e influentes da história do futebol brasileiro.

Agora dedicado à análise esportiva na televisão, ele afirma estar em paz com a decisão, mesmo após quase quatro décadas transformando elencos, moldando ideias e colecionando conquistas.

Saiba mais sobre o veículo