Gazeta Esportiva.com
·10 de dezembro de 2025
Brazão fecha ano como peça fundamental para permanência do Santos e desperta interesse do mercado

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 de dezembro de 2025

Gabriel Brazão teve uma pequena queda de rendimento na reta final do ano, mas isso não muda o fato de que o goleiro foi peça fundamental para a permanência do Santos na elite do Campeonato Brasileiro. Não à toa, o arqueiro terminou a temporada valorizado e despertou o interesse de clubes do Brasil e do exterior.
Brazão foi o goleiro titular do Santos ao longo de toda a temporada e encerrou o ano como o atleta com mais jogos do elenco. Ao todo, ele esteve em campo em 53 das 54 partidas disputadas pelo clube. O único duelo em que não esteve em campo foi contra a Inter de Limeira, pelo Paulistão, devido a um quadro de lombalgia.
O camisa 1 foi um dos principais destaques da equipe no ano e fez diversas intervenções importantes ao longo do Brasileirão, contribuindo decisivamente para a permanência do Peixe na Série A. Uma defesa emblemática foi na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, quando defendeu cabeçada à queima-roupa de Kaiki.

Outro grande jogo de Brazão aconteceu no empate em 2 a 2 com o Botafogo, no Nilton Santos, pela 30ª rodada da Série A. O goleiro terminou a partida com sete defesas, sendo seis dentro da área. O mesmo cenário se repetiu no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória fora de casa, no primeiro turno, quando fez oito defesas e salvou o Peixe do empate.
Não à toa, Brazão terminou o Brasileirão de 2025 como goleiro com mais defesas. Segundo dados da plataforma Sofascore, ele foi titular do Santos em todas as 38 rodadas e defendeu 127 finalizações, superando nomes como Cleiton (Red Bull Bragantino), Rafael (São Paulo) e Léo Jardim (Vasco).
Com o desempenho excepcional em 2025, Brazão passou a despertar o interesse de clubes do Brasil e do exterior. O Flamengo colocou o goleiro como um dos principais alvos para a próxima temporada. O Santos, entretanto, não pretende negociar o jogador e acredita estar protegido pela multa rescisória de 70 milhões de euros (cerca de de R$ 445 milhões na cotação atual).
No último diz 3 de dezembro, Brazão respondeu sobre o interesse do Flamengo e deixou seu futuro nas mãos do Santos. “Estou muito feliz no Santos. Deixo isso para a diretoria. Deixo para os meus empresários. Meu pensamento é só aqui, domingo temos uma final”, disse o goleiro antes do jogo contra o Cruzeiro.
Já o vice-presidente do Santos, Fernando Bonavides, disse confiar na permanência do arqueiro para a próxima temporada.
“Sem dúvidas ficará. O Brazão é nossa joia, um dos responsáveis pela nossa ascensão no campeonato. É um atleta fenomenal, tanto no aspecto profissional como no aspecto particular. Isso faz toda a diferença, é sensacional todo o trabalho dele”, disse em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva no Troféu Mesa Redonda 2025.
Ao vivo


Ao vivo







































