MundoBola
·07 de dezembro de 2025
Bruno Pivetti exalta entrega do sub-20 e manda recado ao Flamengo no Intercontinental

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·07 de dezembro de 2025

O Flamengo fechou o Brasileirão com um empate por 3 a 3 com o Mirassol, em partida marcada pelo uso do sub-20. Com o enea garantido e o elenco principal a caminho do Intercontinental, os jovens assumiram a rodada final. O time mostrou competitividade, e Bruno Pivetti elogiou a integração da base com o profissional.
“Antes de começar, gostaria de desejar boa sorte ao Filipe Luís, ao José Boto, todo o estafe e jogadores do profissional. Estamos na torcida para que voltem com mais uma taça. Tenho certeza de que vão fazer um grande trabalho”, disse o técnico do sub-20 do Flamengo.
O treinador explicou que a comissão do sub-20 tentou contribuir para preservar a preparação do profissional rumo ao Intercontinental. Pivetti destaca que existe uma troca constante de ideias entre a base e o profissional, o que ajuda a padronizar conceitos dentro do clube.
“É por esse trabalho de integração entre base e profissional que conseguimos fazer um grande jogo hoje, contra uma equipe fortíssima que fez uma grande campanha. Isso abrilhantou ainda mais o desempenho dos jogadores profissionais que estavam conosco, para encorpar mais a equipe, e principalmente para os da base. Na minha opinião, competiram muito bem e mostraram todo seu talento.”
O empate encerrou a campanha do Flamengo no Brasileirão 2025. Já campeão com antecedência, o clube terminou a competição com 79 pontos, 23 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, além de 78 gols marcados, apenas 27 sofridos e saldo de 51.
O Flamengo teve vantagem no placar três vezes, mas viu o Mirassol empatar. Pivetti valorizou a postura da equipe ao destacar que o grupo teve pouco tempo de preparação. Ele frisou também que o nível de dedicação dos jovens é o que permitiu que o time fosse competitivo.
“Realmente foi uma grande partida. Não surpreendeu porque esses jogadores se dedicam diariamente para oferecer esse nível de intensidade. Nós viemos aqui atrás do resultado positivo e fizemos isso mesmo com apenas um treinamento com o grupo completo.”
Segundo Pivetti, o profissional definiu quais atletas iriam descer para reforçar o sub-20, e a comissão trabalhou para equilibrar o time diante de um adversário forte. Os escolhidos foram Michael, Wallace Yan, Dyogo Alves, João Victor, Iago e Evertton Arapujo.
“Nós recebemos a determinação do profissional sobre os jogadores que iam encorpar a equipe e procuramos montar um plano de jogo equilibrado porque sabíamos que enfrentaríamos uma grande equipe. Foi exatamente isso que aconteceu hoje.”
Bruno Pivetti destacou alguns nomes que já fazem parte dessa transição e aponta que outros estão muito próximos de alcançar o mesmo caminho. Ele citou especificamente jogadores que já convivem com o elenco profissional.
“Em relação aos jogadores que estão no profissional, eles já são uma realidade. O Wallace Yan e o Evertton são atletas formados na base do Flamengo e hoje conseguiram fazer essa subida. Vejo jogadores com potencial enorme para manter esse nível e continuar nesse patamar de rendimento.”
Um dos principais questionamentos da torcida foi justamente a pouca utilização dos jovens. Em um Flamengo cada vez mais estrelado, disputando muitos jogos decisivos e sempre sob enorme pressão, os jovens da base precisam lutar ainda mais por espaço. Os maiores exemplos atuais de atletas que conquistam espaço no profissional são os citados por Pivetti: Wallace e Evertton.









































