Bruno Spindel destaca manutenção do elenco, mira títulos e fala sobre busca por Gerson | OneFootball

Bruno Spindel destaca manutenção do elenco, mira títulos e fala sobre busca por Gerson | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·06 de janeiro de 2026

Bruno Spindel destaca manutenção do elenco, mira títulos e fala sobre busca por Gerson

Imagem do artigo:Bruno Spindel destaca manutenção do elenco, mira títulos e fala sobre busca por Gerson

Recém-chegado ao Cruzeiro, o dirigente Bruno Spindel concedeu, na tarde desta terça-feira (6), sua primeira entrevista coletiva na Toca da Raposa II. Em quase uma hora de conversa com a imprensa, o executivo abordou principalmente o planejamento esportivo do clube, a estratégia no mercado de transferências e o grande objetivo da temporada: a conquista de títulos.

Logo nos primeiros dias no clube, Spindel fez questão de ressaltar a cultura interna implementada pelo sócio majoritário Pedro Lourenço e pelo CEO Pedro Junio. Segundo ele, o ambiente de trabalho é um diferencial importante no Cruzeiro.


Vídeos OneFootball


“A cultura que Pedrinho e Junio implementam no clube é muito aberta. O Cruzeiro está acima e não tem barreiras. Todas as áreas são integradas. Comissão, presidência, atletas, todo mundo muito integrado, o dia inteiro. É prazeroso pra todos estar aqui. Da vontade de chegar o mais cedo possível na Toca e não sair. Todos tem um objetivo claro e conjunto de vencer. Me sinto em casa por essa cultura acolhedora.”

Com passagem recente pelo Flamengo, Spindel destacou que cada clube tem suas particularidades, mas elogiou a estrutura celeste e apontou pontos que considera fundamentais para o sucesso esportivo. O dirigente citou a força da base, evidenciada nas campanhas recentes da Copinha e do Campeonato Mineiro, além do trabalho do departamento de marketing na geração de receitas.

“Cada instituição tem a sua peculiaridade. Primeiro fazer um elogio, é um clube que tá pronto pra vencer, pela estrutura que não deixa nada a dever pelos europeus, pelas pessoas, pelos processos. O Cruzeiro tem uma base forte, vocês podem ver na Copinha e também no Mineiro. Tem grandes expoentes que vão surgindo na base do Cruzeiro. Tem um departamento de marketing incessante pra gerar receita. É ser cuidadoso no uso dos recursos do clube, ser assertivo no mercado. Quando você tem confiança nos nomes que você traz, pra ajudar o próprio grupo a competir e enfrentar a temporada, que é longa, dura e precisa de todos.”

Um dos principais pontos da coletiva foi a prioridade dada à manutenção do elenco, pedido feito pelo técnico Tite desde sua chegada. Spindel reforçou que o primeiro esforço do clube é preservar a base que elevou o patamar da equipe. Dentro desse contexto, o dirigente confirmou que o Cruzeiro fez duas propostas oficiais ao Zenit pelo meio-campista Gerson.

“Primeiro, o trabalho aqui já tem um nível alto e que ta pronto pra vencer. Os jogadores voltaram voando das férias, os resultados são impressionantes. O principal que o professor Tite pediu quando veio ao clube é que se mantenha o elenco como um todo. O primeiro esforço é manter o elenco, que performou da forma que fez e elevou o patamar do Cruzeiro. Depois, algumas peças para qualificar. Neste momento nosso foco é no Gerson. Todo nosso respeito ao Zenit, já foram feitas duas propostas oficiais pelo atleta, a gente entende que são propostas agressivas do ponto de vista empresarial, ousadas. E que a gente sabe que tá fazendo esse esforço porque sabe o que ele pode contribuir com o grupo, com o Cruzeiro, ele vai potencializar outros atletas. Se der certo, ele vem pra somar. Mas a gente sabe que é muito difícil. Essa proposta só é ousada porque tem esse contexto de manutenção do elenco. É uma proposta muito vantajosa pro Zenit. Mas é muito difícil, é um clube que não precisa do recurso financeiro. Vamos fazer todo esforço pelo atleta que vai somar muito ao clube.”

Spindel também foi enfático ao tratar da permanência de Kaio Jorge. Segundo ele, o atacante é uma peça-chave no projeto esportivo do Cruzeiro e o clube fará todo o esforço para mantê-lo.

“O próximo passo do Cruzeiro, dentro do projeo esportivo, é voltar a conquistar título. Tudo parte com base nisso. Teve uma conversa com o professor Tite e foi colocado, acordado, que o objetivo era a manutenção do elenco. Dentro dessa manutenção, todos são importantes e tem peça-chave que o Cruzeiro vai fazer todo esforço pra não perder. Kaio Jorge é um grande jogador, o Cruzeiro precisa muito e deixamos isso claro para ele, que precisa muito dele pra que o Cruzeiro conquiste seus objetivos. Esse salto de patamar, dentro da América do Sul, do Mundo, de ser vencedor. O Kaio é uma das peças centrais desse projeto, deixamos claro pra ele. Ele vai continuar sendo feliz no Cruzeiro, onde foi acolhido e, além da torcida, tem um dono presidente que é apaixonado pelo clube e que coloca o time acima de tudo. Esse ambiente que ele tem aqui é algo raro na nossa vida. O que ele (Kaio Jorge) quer aqui, é escrever história.”

Situação semelhante vive o meia Matheus Pereira, cuja renovação segue em negociação. O dirigente reconheceu a complexidade do processo, já que o atleta está livre para assinar um pré-contrato, mas garantiu empenho total do clube.

“A gente precisa do Matheus, como precisa do Kaio. É uma peça central. O Cruzeiro está fazendo todo o esforço do mundo. As negociações estão sendo da forma mais profissional possível. O Matheus hoje é um atleta livre pra assinar pré-contrato, por isso a negociação demora, tem aspectos e detalhes que não são simples. Mas podem ter certeza, depois de tudo que disse aqui, a gente precisa do Matheus Pereira aqui, vamos fazer todo esforço do mundo pra ele ficar. As conversas estão acontecendo e eu espero que tenha um desfecho positivo, tenho essa esperança. Por falta de empenho do clube não vai faltar.”

Ao falar sobre metas, Spindel foi direto: o Cruzeiro entra em todas as competições para disputar títulos.

“Ganhar título. Aprendi na vida, título, qualquer, vale muito. A primeira coisa pra você perder é não valorizar título. Você trabalha, todo dia, dia e noite, pra conquistar título. O primeiro passo pra perder é não valorizar. O mais importante nosso aqui é o jogo dia 10 contra o Pouso Alegre, depois o próximo, o próximo… focando sempre no próximo, é o caminho mais curto e eficiente. O primeiro foco é Mineiro, mas toda competição que o Cruzeiro entrar, ele tem que disputar. O objetivo é ganhar título. Tem que ser valorizado, tem sabor especial.”

Questionado sobre a divisão de funções com o português Joaquin Pinto, Spindel destacou o trabalho coletivo na gestão do futebol. “O Pedrinho tem uma frase muito bacana, que é ‘dividir os problemas pra somar’. É um trabalho em equipe em que a gente tem as nossas responsabilidades, mas sempre um ajudando o outro. Na relação do dia a dia, treinador, elenco, mercado. Tem muita coisa pra fazer. Ninguém foge de responsabilidade nenhuma.”, explicou.

Por fim, o dirigente comentou a contratação do atacante Chico da Costa, ex-Mirassol, ressaltando o pedido direto do técnico Tite.

“Muito pela questão tática, de dar alternativa pra equipe, principalmente contra defesas mais baixas em determinadas situações de jogo. O Tite pediu um atacante com essa característica. Sempre central o desejo do treinador. O clube tem sua área de scout, inteligência, mas é fundamental que o treinador queira o jogador. Tenho certeza que o Chico vai contribuir demais. O elenco precisa de atletas com características diferentes.”

Saiba mais sobre o veículo