Bundesliga: a subestimação de uma das principais ligas da Europa | OneFootball

Bundesliga: a subestimação de uma das principais ligas da Europa | OneFootball

Icon: FNV Sports

FNV Sports

·01 de março de 2021

Bundesliga: a subestimação de uma das principais ligas da Europa

Imagem do artigo:Bundesliga: a subestimação de uma das principais ligas da Europa

A hegemonia do Bayern de Munique na Bundesliga, marca um período histórico da competição. Em contrapartida, anula o desempenho dos demais clubes da Alemanha. Entretanto, na temporada passada (2019/20), o mundo se viu obrigado a prestar atenção na competição.

Sendo a primeira grande liga a retomar as atividades após a pausa causada pela pandemia, o torneio teve a chance de mostrar o seu potencial. Assim, quebrou, mesmo que minimamente, o paradigma de um torneio de apenas um time.


Vídeos OneFootball


Bayern de Munique: herói ou vilão?

Na última temporada, o Bayern venceu todos os torneios que disputou, tornando-se o segundo time da história a conquistar o sextete. Assim, os olhares da mídia voltaram-se para a Bundesliga, além de ter sido a primeira grande competição europeia à retornar as atividades, após a pausa em decorrência da pandemia de Covid-19.

Em uma década, os Bávaros ergueram a salva de prata em nove oportunidades, estabelecendo o recorde de títulos consecutivos. Em suma, alguns fãs de esporte apelidaram o campeonato de “Bayernliga“, já que o time da Baviera vem roubando todo o protagonismo. Assim, fica o questionamento: até onde o Bayern de Munique é o vilão dessa história?

Por exemplo, na última temporada, os comandados de Hansi Flick, encheram os olhos de todo bom admirador de futebol, logo mais pessoas passaram a acompanhar a equipe e em consequência, o Campeonato Alemão. Levando em consideração este fato, apesar da diferença do Bayern em relação aos adversários, o time do sul da Alemanha ajuda a atrair mais público para a liga.

Times alemães na Champions

Nos últimos cinco anos, oito clubes diferentes chegaram a fase de grupos da Liga dos Campeões. Logo, a rotatividade das equipes mostra como a disputa pelo G4 é acirrado. Por exemplo, na última temporada, o RB Leipzig surpreendeu ao chegar a semifinal da UCL.

Em suma, o desempenho dos clubes alemães no mata-mata da competição é regular. Por outro lado, a tendência é que esse cenário mude. Ou seja, com a crescente de clubes como o comandado por Julian Nagelsmann, a liga mostra uma evolução positiva.

Com elencos mais equilibrados, a competição tende a ficar mais acirrada. Além do destaque pela briga entre 2º à 4º lugar, constantemente a Bundesliga revela jovens promessas. A exemplo disso, temos a sensação do último ano, Timo Werner, que recentemente mudou-se para a Premier League.

Transmissões

Em maio de 2020, quando a bola voltou a rolar, a Bundesliga atingiu a marca de 1 milhão de telespectadores no Brasil. A principio, quando foi anunciado que a temporada de 2020/21 seria transmitida através de um aplicativo, a audiência estranhou. Ao mesmo tempo, a tendência é que com uma transmissão gratuita e de fácil acesso, o público do Campeonato Alemão cresça no país.

Apesar de tantos pontos positivos, por que a liga segue sendo subestimada?

A resposta para essa questão pode ser simples. Afinal, a Bundesliga recebe pouca visibilidade da mídia brasileira. Assim, o público segue levando em consideração que é um campeonato de apenas um time, sem competitividade.

Logo, a competição é taxada de “chata” e às pessoas seguem rótulos, ao invés de tirarem suas próprias conclusões. Da mesma forma que os clubes alemães revelam muitos jogadores, os grandes nomes do futebol mundial permanecem em outras ligas, o que colabora com que o foco não esteja no Campeonato Alemão.

O fato é, que atualmente a Bundesliga pode ser considerada, sem exageros, a segunda melhor liga do mundo. Em primeiro lugar, vem a Premier League, de forma quase que unânime entre os admiradores do esporte.

Foto destaque: Reprodução/ Bayern de Munique

Saiba mais sobre o veículo