Zerozero
·31 de dezembro de 2025
Burquina Fasso bate Sudão e garante o segundo lugar do Grupo E

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·31 de dezembro de 2025

No duelo que decidiu o segundo lugar do grupo E do CAN, o Burquina Fasso bateu o Sudão por 0-2, que também se qualificou para os oitavos de final, por ser um dos melhores terceiros.
A partida começou equilibrada, com as duas equipas a não conseguirem aproximar-se da baliza adversária. Até que, aos 16 minutos, o conjunto do oeste de África inaugurou o marcador na primeira oportunidade. Depois de uma recuperação em zona alta do terreno, Stéphane Ki cruzou ao segundo poste e Lassina Traoré desviou de cabeça para o fundo das redes.
A turma do Sudão reagiu, conquistando uma grande penalidade aos 24', na sequência de uma má saída de Hervé Koffi (antigo guarda-redes da B Sad). Da marca dos 11 metros, Al-Gozoli atirou diretamente para fora. Mais tarde, Yasir Mozamil também tentou o tento da igualdade, mas o remate não levou a melhor direção. Até ao intervalo, o Burquina Fasso ficou perto de ampliar a vantagem, com os disparos de Blati Touré e Stéphane Ki.
Na segunda parte, o conjunto do Sudão entrou mais pressionante e a testar a atenção de Nikiema, que assumiu a baliza após a lesão de Koffi. O guardião brilhou mesmo aos 70 minutos, depois negar o golo a Al-Gozoli com uma grande mancha. O tento da tranquilidade só surgiu a cinco minutos do fim, quando Dango Ouattara serviu Kan-Guy Kouassi pela esquerda da área, e este rematou rasteiro e colocado.
Assim, o Burquina Fasso chegou aos seis pontos, ao passo que o Sudão manteve-se nos três.
Já com o acesso direto à próxima fase garantido, a Argélia venceu a Guiné Equatorial por 1-3.
Apesar de ter apresentado uma equipa de rotação, o conjunto argelino resolveu o jogo na primeira parte. Zineedine Belaid inaugurou o marcador com um cabeceamento à queima-roupa, antes de Farès Chaïbi aplicar um potente remate para o segundo. Ibrahim Maza também fez o gosto ao pé, depois de um disparo certeiro. O melhor que a turma da Guiné Equatorial conseguiu foi um tiro perigoso de Pablo Ganet.
Já nos segundos 45 minutos, Mohamed Tougai desperdiçou uma boa oportunidade para fazer o quarto tento. Os comandados de Juan Micha reduziram pouco depois, com um potente remate de Emilio Nsue de meia distância. Apesar disso, os argelinos baixaram o ritmo de jogo e controlaram até ao fim, com o marcador a não sofrer mais alterações.
Nos oitavos de final da prova, a Argélia mede forças com a RD Congo. O jogo está marcado para terça-feira, às 16h.









































