Busca pela recuperação, expulsões nas últimas partidas, desfalques por lesão e duelo contra José Mourinho: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Benfica pela UEFA Champions League | OneFootball

Busca pela recuperação, expulsões nas últimas partidas, desfalques por lesão e duelo contra José Mourinho: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Benfica pela UEFA Champions League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Chelsea Fans Brasil

Chelsea Fans Brasil

·30 de setembro de 2025

Busca pela recuperação, expulsões nas últimas partidas, desfalques por lesão e duelo contra José Mourinho: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Benfica pela UEFA Champions League

Imagem do artigo:Busca pela recuperação, expulsões nas últimas partidas, desfalques por lesão e duelo contra José Mourinho: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Benfica pela UEFA Champions League

O Chelsea enfrenta o Benfica pela segunda rodada da fase de liga da UEFA Champions League nesta terça-feira (30/09).

Após a derrota na primeira rodada sofrida pro Bayern Munich na Allianz Arena, os Blues de Enzo Maresca buscam a primeira vitória em seu retorno à competição.


Vídeos OneFootball


Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o treinador Enzo Maresca falou sobre o confronto desta terça e como será enfrentar José Mourinho, uma lenda dos Blues.

“Será um privilégio enfrentar José [Mourinho] amanhã. Uma lenda para este clube, não só para este clube, mas para diferentes clubes.”

O Chelsea vem em uma sequência de resultados ruins, acumulando derrotas consecutivas na Premier League e na Champions League. Maresca falou sobre a pressão para vencer a partida contra o Benfica.

“Nós nos certificamos ou tentamos pelo menos preparar todos os jogos para vencer o jogo e espero que possamos fazer isso amanhã.”

Cobham e Stamford Bridge conta com muitas fotos de José Mourinho e outros treinadores levantando troféus pelo Chelsea.

Enzo Maresca admitiu ter sorte por ter feito história no clube ao vencer duas competições em sua primeira temporada.

“Para ser honesto, já me sinto muito sortudo por ter algumas fotos no campo de treinamento com o Mundial de Clubes. Então, já me sinto sortudo com isso depois de uma temporada. Mas com certeza o objetivo é um dia, não apenas com a Copa do Mundo de Clubes, mas também com a Conference League. Mas com certeza o objetivo é um dia podermos todos juntos aproveitar esse tipo de momento.”

José Mourinho retornará à Stamford Bridge pela primeira vez pela UEFA Champions League. Enzo Maresca falou novamente do privilégio de enfrentá-lo na comeptição.

“Eu disse provavelmente na primeira pergunta, eu acho. Para mim, é antes de tudo um privilégio representar este clube na Liga dos Campeões. Com certeza também é um privilégio enfrentar um técnico fantástico como José amanhã.”

Assim como o Chelsea na primeira rodada, o Benfica não conseguiu sair com a vitória, sofrendo a virada em casa pro modesto Qarabag FK.

Enzo Maresca no entanto acredita que será uma partida muito difícil contra a equipe portuguesa.

“Provavelmente é um pouco mais difícil [de se preparar] e a razão é porque eles acabaram de jogar, acho que três ou quatro jogos com José. Todas as equipes que comecei a assistir infelizmente estavam com o ex-técnico. Assisti a três ou quatro jogos com José. Assisti também a alguns jogos em que José era Man Utd ou Spurs ou Roma na Itália. Mas com certeza será um jogo completamente diferente em comparação com o jogo do Mundial de Clubes.”

O nome de José Mourinho deve ecoar em Stamford Bridge nesta terça-feira, no entanto Enzo Maresca admitiu que gostaria de ter seu nome cantado pelos torcedores, bem como cantos sobre o sucesso do clube.

“Provavelmente continue a ganhar troféus. Lembro-me de algum momento da temporada passada, acho que foi o Southampton fora de casa onde os torcedores estavam começando a cantar, temos nosso Chelsea de volta.” “Para ser honesto, eu gostaria de um dia com certeza, mas não é meu objetivo. Já fico feliz se eles puderem cantar ‘temos nosso Chelsea de volta’. Porque isso significa que, como equipe, como clube, estamos fazendo algo importante.” “Sim, com certeza [seria especial ouvir meu nome sendo cantado], mas, novamente, se eles puderem cantar, teremos nosso Chelsea de volta, já estou feliz. Com certeza um dia eles podem cantar meu nome ainda mais, mas o alvo não é esse. É só que somos capazes de ganhar jogos e os torcedores podem ficar felizes.”

O Chelsea conta com muitos desfalques importantes por lesão neste início de temporada. Questionado se a rotação do elenco seria necessária para evitar novas baixas, Maresca disse:

“Precisamos manter os níveis com certeza porque a Liga dos Campeões exige níveis altos. Como você disse neste momento, infelizmente temos muitos jogadores fora por lesão. Esta tarde vamos avaliar Moisés Caicedo, João Pedro e Andrey Santos. Eles são todos jogadores, infelizmente para nós, com alguns pequenos problemas.” “Então, vamos ver se amanhã eles estarão disponíveis. Mas temos certeza de que neste momento temos lesões, mas temos um elenco suficiente neste momento para tentar substituir as lesões que temos.”

Estêvão Willian foi sacrificado em partidas recentes devido a situações das partidas, saindo aos cinco minutos contra o Manchester United em Old Trafford.

Enzo Maresca avaliou o início do jovem brasileiro no Chelsea, destacando sua idade e adaptação ao futebol inglês.

“Eu ainda penso o mesmo. Ele está indo muito bem, ele está indo muito bem. Não é fácil. Já dissemos para um jogador de 17 a 18 anos chegar aqui na Europa com um grande clube como o Chelsea e mostrar imediatamente a qualidade que ele tem. Estamos muito felizes com ele. Ele é um menino muito bom. É o que precisamos também em termos de energia. Mas com certeza ele pode jogar nas cinco posições, posições de ataque.”

O Chelsea vem de uma sequência ruim de resultados e desempenho. Enzo Maresca destacou o que é necessário para seus jogadores neste momento de baixa na temporada.

“Neste momento, acho que precisamos ser positivos antes de tudo, porque é o que os jogadores precisam. Em segundo lugar, porque pessoalmente acho que não há razão para ser negativo esta manhã. O clube me mostrou as estatísticas de que nos últimos seis meses perdemos cinco jogos, quatro deles com cartão vermelho.” “Então, com certeza, gostamos de ganhar jogos, não há dúvida. Mas também a realidade é que não há pressão. A pressão que temos é a pressão que sabemos que estar no Chelsea como jogador, como treinador, você precisa ganhar jogos, sem dúvida. Mas, ao mesmo tempo, a realidade é que, por diferentes razões, lesões e cartões vermelhos, perdemos cinco jogos em quase seis meses. Mas, ao mesmo tempo, acho que não é algo ruim.”

Enzo Maresca falou sobre como espera que o Benfica seja escalado para enfrentar o Chelsea em Stamford Bridge nesta terça-feira.

“Acho que do Benfica, do Chelsea você pode esperar a maneira como eles estão jogando agora, 4-3-3, 4-2-3-1. Mas você também pode esperar que eles possam reproduzir cinco atrás. Então, espero duas ou três coisas diferentes e temos um plano para essas duas ou três coisas que espero. Mas ele mostrou durante sua carreira o quão bom ele tem jogado com formas diferentes, então esperamos coisas diferentes.”

O Chelsea teve jogadores expulsos em suas duas últimas partidas de Premier League, mudando completamente o rumo da partida durante as derrotas.

Maresca foi questionado se treina sua equipe buscando evitar cartões, e disse:

“Em primeiro lugar, com certeza acho que depois de revisar os dois últimos jogos, Man Utd e Brighton com 10 jogadores, com certeza eu poderia ter feito melhor provavelmente em termos de [minhas] decisões. Sem dúvida, mas também para mim é como um processo de aprendizado jogar com 10 jogadores, porque acho que para qualquer treinador não é algo normal.” “Infelizmente para nós, isso aconteceu duas vezes. E as estatísticas são que nos últimos quase seis meses perdemos cinco jogos, quatro deles com cartão vermelho. Newcastle, Flamengo, Man Utd e Brighton. E o único jogo que perdemos por 11 contra 11 foi o Bayern de Munique fora. É por isso que eu disse para mim, pessoalmente, que não há razão para entrarmos em pânico sabendo que o futebol é um mundo louco.” “Se você perdeu cinco jogos em seis meses e precisa dizer coisas para se defender, isso significa que é um mundo louco. Portanto, não acho que precisamos nos defender neste momento, porque a realidade é que tenho um sentimento muito bom com o elenco que temos.” “Acho que, em comparação com a temporada passada, todos melhoramos. Os jogadores, porque podem jogar, podem ter mais experiência. Eu, pessoalmente, como treinador, acho que me sinto melhor do que no ano passado. A razão é porque estou aprendendo. Com certeza há muitas, muitas coisas que preciso aprender. Por exemplo, jogar com 10 jogadores é algo que provavelmente preciso fazer melhor. Mas faz parte do processo e não tenho dúvidas de que no futuro seremos cada vez melhores.”

O nível da UEFA Champions League é muito elevado, com o Chelsea enfrentando as melhores equipes do mundo na competição.

Enzo Maresca falou sobre o nível da competição e como seus jogadores precisam atuar para vencer jogos.

“Precisamos de um alto nível, sem dúvida. Mas também temos jogadores jovens, mas no mesmo momento já experimentando essa competição. [Jorrel] Hato, por exemplo, do Ajax, ele já tem experiência nesta competição.” “Para mim, pessoalmente, ele será o melhor jogador do Chelsea. Temos, sei lá, [Alejandro] Garnacho ou [Jamie] Gittens. São todos jogadores que, mesmo sendo jovens, já jogaram nesta competição. João Pedro provavelmente nunca jogou nesta competição, mas se juntou a nós e nos ajudou a ganhar o Mundial de Clubes. Portanto, todos eles são jogadores com talento, com certeza. Eles vão ajudar o clube, eles vão ajudar o time. E com mais jogos eles vão ser cada vez melhores.”

A torcida do Chelsea tem estado furiosa pelos resultados e desempenhos recentes da equipe, caindo em descrença no início da temporada.

Enzo Maresca falou sobre o descontentamento dos torcedores com sua equipe recentemente.

“Acho que na maioria das vezes os torcedores reagem aos resultados. Eu posso entender completamente que depois de uma derrota é normal que os torcedores fiquem felizes. Mas não estou feliz, os jogadores não estão felizes, o clube não está feliz. Então, como eu disse no início do ano passado, eles estavam cantando ‘temos nosso Chelsea de volta’. Então tivemos uma sequência ruim e eles não ficaram felizes. Então, para mim, é mais a reação após os resultados.” “Mais uma vez, se neste momento, depois de cinco derrotas em seis meses, não estamos felizes. Provavelmente isso será falta de equilíbrio neste esporte. Mas este é um esporte em que estou nos últimos 40 anos. Então eu sei exatamente que é assim. A única coisa que você pode fazer é tentar fazer melhor, tentar aprender, melhorar. O mais importante neste negócio é ganhar jogos.”

José Mourinho foi o primeiro treinador da era Roman Abramovich a conquistar grande sucesso no Chelsea.

Enzo Maresca falou sobre o adversário e como ele é uma lenda em Stamford Bridge.

“A única coisa que posso dizer sobre o Chelsea é o que acabei de dizer. Para mim, pessoalmente, é uma lenda para este clube. Para mim, também é uma lenda para a Inter quando venceram a Liga dos Campeões. Portanto, é uma lenda para diferentes clubes do mundo que mostram o quão bom ele tem sido e o quão bom ele foi no Chelsea. Em termos do que ele merece, para ser honesto, não estou aqui para pensar no que eles merecem. Acho que você já mostrou o quão importante o gerente tem sido nisso.”

Saiba mais sobre o veículo