oGol.com.br
·27 de junho de 2026
Cabo Verde empata com Arábia Saudita e faz história com vaga no mata-mata

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·27 de junho de 2026

Cabo Verde está na fase 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. Nesta sexta-feira, 26, a seleção africana empatou em 0 a 0 com a Arábia Saudita e contou com a derrota do Uruguai para garantir sua classificação logo em sua primeira participação. O adversário de Cabo Verde na próxima fase será a Argentina, atual campeão mundial.
A classificação de Cabo Verde veio sem nenhuma vitória, ficando no segundo lugar do Grupo H, com três ponto após três empates. A Espanha liderou a chave com 7 pontos, enquanto Uruguai e Arábia Saudita fizeram 2 pontos cada
O primeiro tempo foi de muita intensidade e correria, mas poucas chances claras de gol. A Arábia Saudita assumiu uma postura mais propositiva nos minutos iniciais, trocou passes perto da área e acumulou cruzamentos, sem finalizar. Na primeira tentativa mais perigosa, Salem Al-Dawsari teve chute interceptado na hora exata (tinha endereço).
Com muita velocidade e escapadas de Willy Semedo, Cabo Verde passou a ser a equipe mais organizada dentro de campo e encontrou espaços nas costas dos laterais. A equipe africana criou bons lances, mas o último passe em direção a área foi bloqueado antes de uma finalização. O primeiro chute no alvo foi justamente de Willy Semedo, com pouco ângulo, mas obrigando o goleiro Al-Owais a mandar para escanteio.
Cabo Verde cresceu e passou a dominar o primeiro tempo. A grande chance da equipe veio aos 41 minutos, quando Willy Semedo pegou uma sobra limpa na entrada da área, soltou a pancada sem deixar a bola cair e mandou muito perto. Do outro lado, a Arábia Saudita só acertou o alvo nos acréscimos, quando Kanno apareceu como centroavante na área após bom lançamento, cabeceou no alto e Vozinha se recuperou para defender de maneira segura.
Cabo Verde voltou pressionando no segundo tempo. Aos 2, Monteiro recebeu na área, girou e bateu cruzado para defesa de Al-Owais. Aos 5, Kevin Pina decidiu arriscar de muito longe de canhota e por pouco não marcou um golaço. O time africano finalizou mais vezes e nada da Arábia Saudita voltar a aparecer no campo de ataque.
A Arábia Saudita entrou no jogo, que ficou mais aberto e com espaços para as duas equipes. Cabo Verde seguiu com maior força ofensiva e teve a grande chance aos 28, quando Nuno da Costa construiu grande jogada sozinho após chutão para frente, deixou Laros Duarte na cara do gol e o meia perdeu em defesa incrível de Al-Owais.
O empate era pior para Arábia Saudita, que foi para o desespero na reta final e cedeu espaços generosos para ataques de Cabo Verde, que seguiu perdendo chances. Os últimos minutos foram tensos e qualquer gol mudaria a situação das equipes. A equipe saudita acertou o alvo aos 47, mas Vozinha apareceu bem. No último minuto, Nuno da Costa ainda perdeu um gol sem goleiro de maneira inacreditável. Não fez falta. Cabo Verde está classificado.

Onze de Cabo Verde:
Vozinha, Roberto Lopes, Diney Borges, Wagner Pina, João Paulo, Kevin Pina, Deroy Duarte, Jamiro Monteiro, Willy Semedo, Ryan Mendes, Dailon Livramento

Onze da Arábia Saudita:
Mohammed Al-Owais, Nawaf Boushal, Saud Abdulhamid, Hassan Tambakti, Abdulelah Al-Amri, Abdullah Al-Khaibari, Nasser Al-Dawsari, Mohamed Kanno, Sultan Mandash, Feras Al-Buraikan, Salem Al-Dawsari

Cabo Verde e Arábia Saudita estão na luta pelo apuramento no grupo H!

A vitória dá o apuramento a Cabo Verde, que também pode seguir em frente em caso de empate (depende neste cenário do desfecho do Espanha-Uruguai). Por sua vez, apenas um triunfo deixa em aberto o sonho da Arábia Saudita em estar nos 16 avos de avos de final.
1':

Começou a partida!
8':

Entrada nervosa das duas equipas no jogo.
13':

A Arábia Saudita tem conseguido ter mais bola nos últimos minutos.
22':

Cabo Verde: Willy Semedo
a conseguir espaço em transição, com remate cruzado para defesa atenta de Al-Owais.
36':

É notória a vontade de Cabo Verde em que a Arábia Saudita construa desde zona recuada. Alguns passes errados dos defesas sauditas.
42':

Cabo Verde: Willy Semedo
com remate de primeira para fora. Fica o perigo.
45 +2':

Arábia Saudita: Mohamed Kanno
cabeceia em zona muito perigosa, mas defesa segura de Vozinha!
45 +7':

As duas equipas têm sentido o peso do jogo, mas Cabo Verde teve sinal mais positivo. Os tubarões estão em posição de apuramento, contudo, a partida vai abrir devido à necessidade da Arábia Saudita vencer.
50':

Cabo Verde: Kevin Pina
tenta a sorte de longe e a bola passa perto da baliza saudita!
56':

Jogo segue em toada idêntica. A Arábia Saudita ainda está controlada no risco.
75':

Cabo Verde: Leroy Duarte
de cara para o golo! Que grande defesa de Al-Owais! Transição muito perigosa!
80':

A Arábia Saudita começa a subir as suas linhas.
86':

Cabo Verde com um par de bons momentos ofensivos, mas os tubarões não estão acertados na definição.
90 +2':

Arábia Saudita: Abdullah Al-Hamdan
tabela e consegue atirar na área! Defende Vozinha!
90 +5':

Cabo Verde: Nuno da Costa
falha um golo feito após jogada bonita de Cabo Verde!
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida! Cabo Verde está a minutos do apuramento!
Fim de Jogo:

Acaba o Espanha-Uruguai! Cabo Verde nos 16 avos de final!!!







































