Esporte News Mundo
·13 de outubro de 2025
Cabo Verde vence Essuatíni, faz história e vai à sua primeira Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·13 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Cabo Verde venceu Essuatíni por 3 a 0, fez história e se classificou para a primeira Copa do Mundo de sua história. Os gols de Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira garantem a classificação inédita.
Em campo, os Tubarões Azuis foram superiores durante todo o tempo e não tomaram sustos, mas demoraram para abrir o placar. No entanto, logo na volta para a etapa final, Dailon Livramento apareceu na área para abrir o marcador no arquipélago.
Alguns minutos depois, foi a vez de Semedo marcar o segundo. A partir disso, o sentimento de tensão se transformou em alegria, felicidade e calma. Com isso, Stopira deu números finais à partida nos acréscimos.
Cabo Verde é um país formado por um conjunto de arquipélagos e tem uma população estimada de aproximadamente 525 mil habitantes, o que faz com que sua seleção opte por fazer convocações por meio de sua diáspora no exterior. Apesar de também ter jogadores que tenham nascido no país.
O governo cabo-verdiano estima que cerca de 1,5 milhão de cabo-verdianos vive no exterior, o que representa mais que o triplo da população que vive no país atualmente. Portugal, França, Holanda e Estados Unidos são os países que mais tiveram imigração do país que tem português como sua língua principal.
Por conta disso, a classificação cabo-verdiana foi construída por jogadores nascidos fora e no país. Livramento, autor do primeiro gol, nasceu na Holanda e teve sua primeira convocação no ano passado. Quem também nasceu fora foi Willy Semedo, que nasceu na França e marcou o segundo. O veterano Stopira, de 37 anos, nasceu na capital, Praia.
O responsável por guiar os Tubarões Azuis na classificação inédita é o ex-zagueiro da seleção Bubista. O técnico assumiu o comando em 2020 e, desde então, a equipe tem crescido cada vez mais.
Com isso, Cabo Verde se tornou a 22ª seleção a se classificar para a Copa do Mundo de 2026 e se junta a outras quatro seleções africanas que já estavam garantidas: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia.