Jogada10
·05 de novembro de 2025
Cade proíbe Libra e LFU de associarem novos clubes

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·05 de novembro de 2025

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão ligado ao Ministério da Justiça, proibiu, em liminar nesta quarta-feira (5), que a Libra e LFU (Liga Forte União) associem novos clubes às suas estruturas. Caso aconteça um descumprimento, deve-se aplicar uma multa de R$ 50 mil por dia.
A medida aconteceu por uma investigação do órgão, que apura se as ligas teriam cometido a prática de gun jumping. Ou seja, uma operação de concentração econômica antes da aprovação do Cade.
Recentemente, Vitória e o Atlético-MG anunciarem a intenção de deixar a Libra e se juntarem à LFU. Embora as mudanças estejam previstas apenas para 2030. Contudo, o Cade avalia que essas movimentações podem se enquadrar justamente no objeto da investigação.

Reunião de presidentes de clubes da Libra, em São Paulo – Foto: Divulgação/Libra
Diante da situação, a LFU se manifestou sobre a decisão do Cade, nesta quarta-feira (5). A Libra, entretanto, ainda não se poscionou após a decisão.
“A LFU recebeu hoje uma medida preventiva do Cade, determinando que, até o final do processo atualmente em curso naquela autarquia, se abstenha de praticar atos que tenham por objeto ou possam implicar a admissão de novos clubes em sua estrutura associativa. E reitera que sempre agiu, e continuará a agir, com respeito ao Cade e de acordo com as leis brasileiras. A LFU apresentará, tempestivamente, os documentos que lhe foram solicitados pelo Cade”, escreveu em nota.
LFU: Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport, Vasco, Atlético-GO, Athletico-PR, Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova, CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta, Tombense.
Libra: Bahia, Brusque, Ferroviária, Flamengo, Grêmio, Guarani, Palmeiras, Paysandu, Red Bull Bragantino, Remo, Santos, São Paulo, Vitória e Volta Redonda.









































