![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·18 de outubro de 2024
Caio Paulista é absolvido após julgamento do STJD e fica livre para jogar pelo Palmeiras
![Imagem do artigo:Caio Paulista é absolvido após julgamento do STJD e fica livre para jogar pelo Palmeiras](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2024%2F10%2F54060558967_4a76647c0b_c.webp)
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18 de outubro de 2024
O lateral-esquerdo Caio Paulista está livre para atuar pelo Palmeiras contra o Juventude. O atleta foi denunciado por expulsão contra o Criciúma, em jogo realizado no dia 15 de setembro, mas acabou absolvido após julgamento da 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), por quatro votos a um.
O resultado, proclamado pelo presidente da Comissão, Paulo Ceo, foi: “por maioria de votos, o atleta Caio Fernando de Oliveira, do Palmeiras, foi absolvido quanto a imputação ao Art. 250, § 1º, I do CBJD, contra o voto do doutor Ramon Rocha, que o apenava com uma partida de suspensão convertida em advertência”.
O relator do caso, Lucas Brandão pediu pela absolvição de Caio Paulista e foi acompanhado pelos auditores Raoni Vita e Renata Baldez, além do presidente da 5ª Comissão Disciplinar. Enquanto o auditor Ramon Rocha votou pela aplicação de pena mínima de uma partida com conversão e advertência
O atleta palmeirense foi julgado com base no Art. 250, § 1º, I do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz respeito a “impedir de qualquer forma, em contrariedade às regras de disputa do jogo, uma oportunidade clara de gol, pontuação ou equivalente”, e poderia pegar suspensão de um a três jogos.
Na oportunidade, o árbitro Alex Gomes Stefano (RJ) expulsou Caio Paulista aos 21 minutos do segundo tempo depois de uma falta em Allano, que estava indo em direção à área palmeirense. O Verdão venceu o duelo por 5 a 0, no Allianz Parque. “Expulsei mostrando cartão vermelho direto por impedir uma clara e manifesta oportunidade de gol em seu adversário numero 2”, justificou o árbitro na súmula do jogo.
Caio Paulista cumpriu suspensão automática no jogo seguinte, contra o Vasco. Absolvido, portanto, o lateral segue à disposição do técnico Abel Ferreira para o duelo contra o Juventude, neste domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 20 horas (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).