MundoBola
·21 de janeiro de 2026
Calendário do Flamengo: entenda como quadrangular de rebaixamento pode prejudicar planejamento do clube

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·21 de janeiro de 2026

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (21) contra o Vasco, com seu elenco principal, podendo aliviar seu calendário de 2026. Atual lanterna no Grupo B do Campeonato Carioca, o Rubro-Negro, se não conseguir se classificar entre os quatro primeiros, terá que disputar o "quadrangular de rebaixamento", o que, ironicamente, significa jogar mais vezes do que se estivesse disputando o título.
A análise do calendário projeta um cenário caótico caso o Rubro-Negro termine a fase de grupos em 5º ou 6º lugar. Enquanto a classificação para o mata-mata (quartas, semi e final) oferece datas mais espaçadas, a luta contra o descenso estadual impõe uma maratona de 6 rodadas obrigatórias em um curto espaço de tempo.
Se o Flamengo confirmar a recuperação e ficar entre os classificados (1º ao 4º), o caminho natural envolve as fases eliminatórias. Neste cenário, as datas de mata-mata se encaixam de forma mais orgânica entre os jogos do Brasileirão, Supercopa e Recopa.
Por outro lado, se cair para o quadrangular de rebaixamento (5º ou 6º), o time terá que encarar uma tabela fixa de seis jogos (turno e returno) entre 11 de fevereiro e 8 de março.
Abaixo, o MundoBola Flamengo detalha como fica a vida do Rubro-Negro nos dois cenários. No cenário de classificação, o clube pode rodar mais o elenco no Estadual, sem a pressão de um eventual rebaixamento, e disputar menos jogos.
No outro, além de ter mais jogos, as datas chocam com compromissos já marcados pelo Brasileirão e Recopa, o que obrigará o clube a alterar a logística ou, em caso de impossibilidade de alteração, ter uma distância entre jogos ainda menor.
*A definir
*A definir







































