Planeta Futebol Feminino
·17 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsPlaneta Futebol Feminino
·17 de janeiro de 2025
Para esta temporada, a Copa do Brasil volta a ser disputada e deve reunir todas as equipes garantidas nas 03 divisões do Brasileiro Feminino
Foto: Divulgação/ Planeta Futebol Feminino
Em reunião realizada nesta sexta-feira, 17, com todos os clubes das três divisões do Brasileiro Feminino e das Federações Estaduais, de maneira virtual, foi confirmado o calendário da temporada de 2025, que traz diversas novidades.
Dentre elas, o retorno da Copa do Brasil já para esta temporada, o Torneio, que foi disputado até 2016, vai reunir 64 equipes (todos os clubes das três divisões), se iniciando em maio e finalizando em novembro.
Conforme um pedido dos clubes, o Brasileiro Feminino A3 passa a ser disputado em 08 grupos, com quatro times, totalizando 32 equipes, com a mudança, a competição passa a reunir 78 jogos, e, para 2026, os jogos da primeira fase passam a ser disputados em turno e returno.
As alterações também afetaram os Brasileiros Femininos A1 e A2, no qual, a partir de agora, a primeira divisão se mantém com 16 equipes, contudo, o número de rebaixamentos passa a ser de apenas 02, e da A2, serão 04 times garantindo o acesso, até chegar ao número de 20 equipes, em 2027, algo que foi reforçado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. O Brasileiro A2 vai ter 20 equipes até o ano de 2028, rebaixando para a A3 somente 02 clubes e, a partir de 2026, deve ter o formato igual ao da A1.
Veja abaixo quais são as datas e formatos das competições
SUPERCOPA FEMININA
O Torneio que abre o calendário ocorre entre os dias 02 e 09 de março e, somente até esta temporada reúne 08 equipes, que se enfrentam em jogos eliminatórios até a grande final. A partir de 2026, a competição fica nos mesmos moldes da masculina, reunindo o campeão do Brasileiro Feminino e o da Copa do Brasil.
Nesta edição, as equipes confirmadas são as 12 melhores do Brasileiro Feminino A1 e os semifinalistas do Brasileiro Feminino A2 de 2024, sendo um representante por Federação Estadual até completar 08 clubes, por enquanto, estes são os confirmados:
-Corinthians (SP)
-Flamengo (RJ)
-Cruzeiro (MG)
-Grêmio (RS)
-Real Brasília (DF)
-Bahia (BA)
-Sport (PE)
-3B (AM)
BRASILEIRO FEMININO A1
A segunda competição vai ser o Brasileiro Feminino A1, o equivalente à primeira divisão. O Torneio continua com o mesmo formato, contudo, são rebaixados somente 02 equipes e conseguem o acesso 04, até totalizar 20 equipes em 2027. Os finalistas se garantem na Libertadores Feminina de 2025. Ela se inicia no dia 16 de março e tem a final prevista para o dia 14 de setembro.
Veja as equipes confirmadas:
-Corinthians (SP), São Paulo (SP), Ferroviária (SP), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Grêmio (RS), Internacional (RS), RB Bragantino (SP), Flamengo (RJ), América (MG), Fluminense (RJ), Real Brasília (DF), Bahia (BA), 3B (AM), Juventude (RS) e Sport (PE).
BRASILEIRO FEMININO A2
Assim como vai ocorrer com a primeira divisão, o Brasileiro Feminino vai chegar até 20 equipes em 2028. O Torneio continua com 16 equipes, que são divididas em dois grupos com oito clubes cada, diferente dos anos anteriores, serão apenas dois rebaixados e os 04 semifinalistas conseguem o acesso para o Brasileiro A1 de 2026. E, a partir da próxima temporada, vai seguir o mesmo formato da primeira divisão. Deve se iniciar no dia 19 de abril e finalizar no dia 30 de agosto.
Veja as equipes confirmadas até o momento:
-Santos (SP), Botafogo (RJ), Avaí/Kindermann (SC), Atlético (MG), Fortaleza (CE), JC FC (AM), Mixto (MT), Remo (PA), Minas Brasília (DF), Taubaté (SP), São José (SP), Vasco (RJ), Paysandu (PA), Ação (MT) e Vitória (BA).
Com a desistência por parte do Athletico PR, podemos ter mais uma equipe do Brasileiro Feminino A3 entrando, e, se seguir este critério, o Rio Negro, de Roraima, entraria por ser o quinto colocado geral, mas em breve teremos a confirmação das equipes.
Além disso, estuda-se a desregionalização do Torneio, não dividindo mais os grupos com as equipes de estados ou regiões próximas, o que o deixaria mais equilibrada, pois grande partes do acesso ficam com os clubes de um mesmo grupo.
BRASILEIRO FEMININO A3
A terceira divisão deve ter grupos a partir desta temporada, sendo 32 equipes (27 campeões ou representantes estaduais, os 04 rebaixados do Brasileiro Feminino A2 de 2024 e o representante da Federação mais bem rankeada (SP)). Os semifinalistas se garantem no Brasileiro Feminino A2 de 2026. O início está previsto para o dia 26 de abril e a final para o dia 05 de julho.
Vejam os classificados
-Representante da Federação mais bem rankeada: Pinda Ferroviária (SP)
-Rebaixados do Brasileiro Feminino A2: UDA (AL), VF4 (PB), Doce Mel (BA) e Recanto (AM).
-Representantes Estaduais:
Região Norte: Galvez (AC), Ypiranga (AP), Tarumã (AM), Tuna Luso (PA), Rolim de Moura (RO) e Rio Negro (RR).
Lembrando que o representante do Tocantins (100 Limites) pode não ser validado pela CBF, pela competição não ter o mínimo de equipes consideradas pela entidade.
Região Nordeste: Guarani de Paripueira (AL), Atl. de Alagoinhas (BA), Ceará (CE), Mixto (PB), Ipojuca (PE), Atl. Piauiense (PI), União (RN) e Juventude da Estância (SE).
No Maranhão, ainda a competição está ocorrendo.
Região Centro-Oeste: Cresspom (DF), Vila Nova (GO), Operário (MT) e Operário (MS).
Região Sudeste: Prosperidade (ES), Itabirito (MG), Pérolas Negras (RJ) e Realidade Jovem (SP).
Região Sul: Coritiba (PR), Brasil de Farroupilha (RS) e Criciúma (SC).
Podemos ter uma alteração em relação ao representante paranaense, pois o Coritiba pode ser um das equipes que ganhe uma vaga para a A2, e, com isso, o Toledo herdaria a vaga para a A3.
COPA DO BRASIL
Para esta temporada de 2025, a Copa do Brasil retorna ao calendário e vai contar com 64 times, sendo os representantes das 03 divisões do Brasileiro Feminino. O Torneio deve ter 07 fases eliminatórias, sendo:
-01ª Fase: reune os representes do Brasileiro Feminino A3, sendo 16 grupos com 02 equipes cada;
-02ª Fase: os vencedores da primeira fase enfrentam os 16 clubes do Brasileiro Feminino A2, quem avançar vai para a terceira fase;
-03ª Fase: os vencedores da segunda fase enfrentam os times do Brasileiro Feminino A1, quem vencer, avança as oitavas de final;
-04ª Fase (Oitavas de Final): 08 grupos com 02 equipes cada;
-05ª Fase (Quartas de final): 04 grupos com 02 equipes cada;
06ª Fase (Semifinais): 02 grupos com 02 equipes cada;
07ª Fase (Final).
O Torneio ocorre entre os dias 14 de maio até 19 de novembro.
COMPETIÇÕES DE BASE TAMBÉM SOFREM ALTERAÇÕES
Os Brasileiros sub-17 e sub-20 passam a ter 24 equipes, com o seguinte critério:
-Os 08 melhores colocados do Brasileiro Feminino sub-20 de 2024;
-E os 16 campeões estaduais sub-20 de 2024, excluindo os clubes que constam no primeiro critério;
Ao todo, serão 04 fases: as equipes serão divididas em 06 grupos com 04 times cada, em turno e returno e os melhores de cada grupo mais os dois melhores segundos avançam as quartas de final. Até a semifinais, serão disputados em ida e volta e a final deve ser em jogo único.
Mais detalhes devem ser divulgados pela Diretoria de Competições em breve, com datas e formatos confirmados.