Câmara do Rio se aproxima de tornar ‘persona non grata’ o presidente da Conmebol | OneFootball

Câmara do Rio se aproxima de tornar ‘persona non grata’ o presidente da Conmebol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·05 de junho de 2025

Câmara do Rio se aproxima de tornar ‘persona non grata’ o presidente da Conmebol

Imagem do artigo:Câmara do Rio se aproxima de tornar ‘persona non grata’ o presidente da Conmebol

Foi aprovado nesta quarta-feira (4), um projeto de lei que declara o presidente da Confedereração  Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez, persona non grata na cidade do Rio de Janeiro.

A decisão da Câmera Municipal se deve ao fato de que além de Domínguez ser omisso ao racismo existente no meio futebolístico, o próprio tem feito declarações preconceituosas sobre os brasileiros. Em março deste ano, por exemplo, ele disse que a Copa Libertadores sem clubes brasileiros seria como “Tarzan sem [a macaca] Chita”.


Vídeos OneFootball


O responsável pelo projeto foi o vereador Leonel de Esquerda do Partido do Trabalhador (PT). De acordo com ele, o presidente paraguaio, “no alto de toda sua arrogância, preconceito, racismo e xenofobia”, comparou “nossa maravilhosa miscigenação a um macaco”.

A primeira votação foi mais rápida do que o esperado. Não durou nem um minuto e meio. Mas, para que ocorra a sanção por parte do prefeito Eduardo Paes (PSD), a proposta precisa passar por uma segunda análise.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo