Nosso Palestra
·19 de outubro de 2025
‘Camisa 1 no Palmeiras tem sido rara e com último momento decisivo no Maracanã’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·19 de outubro de 2025
A Academia de Goleiros do Palmeiras sempre teve como referência a camisa 1 usada por Oberdan, Valdir Joaquim de Moraes, Leão, Sérgio, Velloso… entre outros tantos que representaram essa escola tão tradicional do futebol brasileiro.
O exemplo mais emblemático da quebra do número 1 foi com Marcos, quando assumiu o posto ainda na fase de grupos da Copa Libertadores de 1999. O 12 passou a ser referência para o palmeirense. Ele até tentou usar a camisa 1 na Libertadores seguinte e na Copa do Mundo de 2002, mas voltou para a numeração que o consagrou como Santo.
Nos últimos anos, a exceção foi Fernando Prass. Começou com a 25 e depois migrou para a 1. Weverton, sucessor de Prass e Jailson também chegou a vestir a camisa 1 na campanha vitoriosa da Libertadores de 2020. Ambos foram os últimos titulares absolutos a usarem a vestimenta. Curiosamente, Carlos Miguel pode estrear no estádio do Maracanã, mesmo palco da última vez em que ela esteve presente uma partida tão decisiva e de final feliz para o Verdão.
Ajoelhado e abraçado com Abel Ferreira depois do bicampeonato da América, Weverton disse para o treinador que era “só o começo”. A profecia se mostrou acertada. Quase cinco anos depois, um jogo importante, mesmo estádio e um começo que pode ser tão promissor.
A última vez que a camisa 1 foi usada por um goleiro do Palmeiras aconteceu na rodada derradeira do Brasileirão de 2022 com Vinicius Silvestre, diante do Internacional, no Beira-Rio. O Palmeiras de Abel já havia sido campeão com direito a entrega da taça.
Depois de tanto tempo ausente, ela tem chance de voltar a campo neste domingo (19) para representar uma história centenária.
Flamengo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 19/10 – 16h (de Brasília)LDU x Palmeiras – Conmebol Libertadores – 23/10 – 21h30 (de Brasília)Palmeiras x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – 26/10 – 20h30 (de Brasília)
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo