oGol.com.br
·16 de fevereiro de 2025
Campeão! Brasil bate o Chile, conta com derrota argentina e fatura o Sul-Americano sub-20

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·16 de fevereiro de 2025
O Brasil se sagrou campeão do Sul-Americano sub-20 neste domingo, 16. Invicta no hexagonal final, a seleção brasileira venceu o Chile por 3 a 0, na última rodada e contou com a derrota da Argentina para o Paraguai para concretizar sua conquista. Os gol da vitória foram marcados por Deivid Washington, Pedrinho e Ricardo Mathias.
O Brasil terminou o hexagonal final com cinco vitórias em seis jogos, 13 pontos conquistados e um saldo de gols de sete. A Argentina poderia roubar o título se goleasse o Paraguai por quatro ou mais gols de diferença. Os hermanos, no entanto, foram derrotados por 3 a 2 e acabaram com 10 pontos.
O Brasil que foi mais propositivo nos primeiros minutos da partida e dono da bola trocou passes no campo de ataque na busca por espaços. A primeira finalização foi de Moscardo, que ganhou no alto após cruzamento de Pedrinho e cabeceou para fora. A seleção brasileira teve suas ações ofensivas bloqueadas e demorou a levar perigo.
O Chile que teve uma grande chance de abrir o placar. Aos 20, Cárcamo arriscou de fora da área, a bola desviou e sobrou limpa para Pizarro, que bateu mal e desperdiçou. Aos 24, a seleção brasileira se salvou de levar o primeiro gol. Rossel recebeu em profundidade, driblou na área e chutou para defesaça do goleiro Felipe Longo.
O Brasil seguiu com maior posse de bola, mas com dificuldades criativas e sem finalizar com perigo. Do outro lado, o Chile seguiu com ataque mais perigosos. Aos 36, após cobrança de escanteio, Rossel cabeceou completamente livre e Felipe Longo fez nova boa defesa para evitar o primeiro gol. A reta final do primeiro tempo foi de pouca emoção e sem bola na rede.
Após o primeiro tempo pouco inspirado, a seleção brasileira voltou para a segunda etapa com duas substituições. Logo cedo, Rayan recebeu em velocidade pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro para boa defesa do goleiro Goenaga. A resposta do Chile aconteceu aos 10, quando Rossel tabelou com Pizarro e no chute da entrada da área mandou para fora.
O Brasil melhorou na volta para o segundo tempo e passou a finalizar mais. Aos 16, Alisson avançou pela esquerda, invadiu a área e bateu colocado para defesa de Goenaga. Já aos 19, Pedrinho tabelou com Rayan pela direta, bateu com desvio e a bola saiu pela linha de fundo levando perigo. Aos 21, Rayan soltou a pancada de longe, mas não acertou o alvo.
Melhor em campo, o Brasil então abriu o placar. Aos 27, Deivid Washington recebeu de Pedrinho com muita liberdade pela esquerda, abriu espaço já dentro da área e bateu forte. O goleiro defendeu de maneira estranha e ainda tentou se recuperar, mas a bola ultrapassou a linha. Aos 31, Pedrinho poderia ter ampliado, mas desperdiçou boa chance com um chute fraco.
O Brasil ganhou uma boa vantagem quando Ivan Román recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A busca então foi para um segundo gol que melhoraria o saldo, o que aconteceu. Aos 41, Ricardo Mathias ajeitou a bola de cabeça e Pedrinho emendou um belo chute para estufar a rede. Já aos 43, Pedrinho cobrou escanteio e Ricardo Mathias subiu completamente sozinho para marcar o terceiro. Brasil CAMPEÃO!