Esporte News Mundo
·28 de outubro de 2025
Campeão brasileiro avança em processo para virar SAF

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·28 de outubro de 2025

— Continua depois da publicidade —
Após aprovação do Conselho Deliberativo, na última segunda-feira (27), o Guarani está mais próximo de adotar o modelo de gestão Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Dias, a constituição da SAF foi avaliada como algo positivo. “Ele (o clube) será o proprietário e poderá eventualmente negociar cotas no futuro com um potencial investidor”, explicou o dirigente.
Com a atualização do estatuto social do Guarani, o processo de implementação da SAF avançou e, agora, passará por votação em Assembleia Geral de Sócios para definir o futuro da administração do clube paulista.
Na próxima etapa, o Bugre dependerá da adesão da maioria dos sócios presentes na votação. Se aprovada a SAF, uma nova reunião acontecerá para as apresentações de propostas dos futuros investidores. Com as ofertas em mãos, na última fase, os associados irão validar uma proposta.

Guarani avança no processo para virar SAF (Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC)
A decisão de seguir com o processo de mudança para SAF acontece a pouco menos de dois meses das eleições do clube, previstas para dezembro, e após uma temporada difícil para o time do interior paulista.
Campeão brasileiro em 1978, o Guarani disputou a Série C em 2025 e terminou a fase de grupos na terceira colocação do Grupo B, atrás do Náutico, segundo colocado, e da Ponte Preta, maior rival dos bugrinos, que terminou na liderança da chave.
De olho na próxima temporada, além de avançar no processo para virar SAF, o Guarani conta com o treinador Matheus Costa para comandar o time na Série A do Campeonato Paulista e renovou os contratos com o executivo de futebol Farnei Coelho e o coordenador técnico Elano Blumer. No Brasileirão, o Bugre disputará pelo segundo ano consecutivo a Série C e vai em busca do acesso.
A data da reunião com os sócios do clube para definir o futuro da gestão ainda será divulgada, mas, de acordo com Marcelo Dias, a previsão é que a votação aconteça até o início de 2026.









































