São Paulo
·21 de dezembro de 2025
Campeão da Copa Conmebol de 1994

In partnership with
Yahoo sportsSão Paulo
·21 de dezembro de 2025

No dia 21 de dezembro de 1994, o São Paulo conquistou o título da Copa Conmebol após superar o tradicional Peñarol, do Uruguai, por 6 a 4 no placar agregado. Na partida de ida, no Morumbis, uma semana antes, o Tricolor aplicou uma sonora goleada (a maior da história das finais de competições da confederação): 6 a 1, com direito a gol de bicicleta de Toninho.

O troféu internacional – similar, hoje, à Conmebol Sul-Americana –, veio para consagrar o trabalho de Muricy Ramalho no comando do famoso Expressinho, espécie de time “B”, misto, alternativo ou aspirante do Tricolor, que muitas vezes substituiu a equipe principal de Telê Santana devido a estafante rotina de jogos e ao calendário apertado.
A campanha são-paulina, apesar de realizada com atletas de base ou reservas, foi expressiva, superando adversários tradicionais repletos de titulares, como Grêmio e Corinthians (ambos em disputas de pênaltis). E contou, até mesmo, com uma peculiaridade histórica: o meio-campista Juninho participando de duas partidas em um único dia.

O time que venceu o Corinthians no Pacaembu por 4 a 3:
Mona, Rogério Ceni, Nelson, Bordon, Ronaldo Luís e Vitor; Catê, Pereira, Denílson, Juninho e Caio
No dia 16 de novembro, na preliminar, o atleta atuou 32 minutos na vitória por 3 a 1 contra o Sporting Cristal pela Copa Conmebol e, na sequência, jogou mais 20 minutos em nova vitória por 3 a 1, desta vez contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro.
Na decisão, o Expressinho não tomou conhecimento do multicampeão Peñarol, goleando-o por 6 a 1: os gols foram marcados por Caio, aos 41 minutos do primeiro tempo; e por Catê, aos 12, Toninho, aos 26, Caio, novamente, aos 30, e, por fim, com mais dois gols de Catê, aos 38 e 44 do segundo tempo.
O jogo de volta, em Montevidéu, foi apenas burocracia para a entrega de troféu e medalhas.



A DECISÃO
21.12.1994Montevideo (Uruguai)Estádio Centenario
Club Atlético PEÑAROL 3 X 0 SÃO PAULO Futebol Clube
CAP: Oscar Ferro; Washington Taís; Aguirregaray, De los Santos e Martín Rodriguez; Marcelo Romero, Diego Dorta © e Bengoechea (Sergio Martínez); Marcelo Otero (Carlos Aguilera), Darío Silva e Antonio Pacheco. Técnico: Gregório Pérez. Gols: Martín Rodríguez, 12′/2; Darío Silva, 27′/2; Martín Rodríguez, 29′/2.
SPFC: Rogério Ceni; Pavão, Nelson, Bordon e Ronaldo Luís; Mona, Vítor, Pereira e Juninho © (Murilo); Caio e Denílson (Danilo). Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Javier Alberto Castrilli (Argentina).Renda: Desconhecida.Público: Desconhecido.

Sérgio Rocha (preparador físico), Mona, Rogério Ceni, Nelson, Vítor, Bordon, Ronaldo Luis e Altair Ramos (preparador físico);
Pereira, Denílson, Juninho, Pavão e Caio
A CAMPANHA
Oitavas-de-Final02.11.1994 – 0 X 0 – GRÊMIO Foot-Ball Porto Alegrense (RS)10.11.1994 – 0 X 0 – GRÊMIO Foot-Ball Porto Alegrense (RS) 6 X 5 pen.
Quartas-de-Final16.11.1994 – 3 X 1 – Club SPORTING CRISTAL (Peru)24.11.1994 – 0 X 0 – Club SPORTING CRISTAL (Peru)




Por Michael Serra / Arquivo Histórico João Farah









































