MundoBola Flamengo
·13 de setembro de 2025
Campeão Gaúcho? Flamengo pode atingir marca inédita em jogos no Rio Grande do Sul

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13 de setembro de 2025
O que antes era sinônimo de pesadelo, hoje pode se tornar um marco histórico. A ida do Flamengo ao Rio Grande do Sul, um território de resultados amargos nas últimas décadas, apresenta em 2025 uma oportunidade inédita para o clube.
Na partida deste domingo (14) contra o Juventude, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, a equipe comandada por Filipe Luís pode, pela primeira vez em sua história, encerrar um ano com 100% de aproveitamento em jogos oficiais no estado gaúcho.
A campanha no RS até aqui tem sido impecável. O Rubro-Negro venceu o Grêmio por 2 a 0 na Arena, pelo Brasileirão, e superou o Internacional duas vezes no Beira-Rio: 2 a 0 pela Libertadores e 3 a 1 novamente pela Série A.
Com três vitórias em três jogos, falta apenas o Juventude para o Mengão conseguir o feito inédito. O último desafio, no entanto, carrega o peso de um longo tabu. O Flamengo não sabe o que é vencer em Caxias do Sul desde 1997, há 28 anos.
Dados do site "Flaestatística" revelam a dimensão do desafio superado até agora. Considerando as 46 temporadas em que o Flamengo disputou mais de uma partida no Rio Grande do Sul, o clube jamais conseguiu vencer todos os seus compromissos.
Em sete desses anos (1984, 1985, 1996, 2006, 2012, 2013 e 2016), a equipe amargou o retrospecto inverso, perdendo todos os jogos que disputou no estado.
Em alguns anos, o Mengão bateu na trave. Em 1982, a geração mágica de Zico e Júnior venceu Inter e Grêmio, mas um empate sem gols na final do Brasileiro, no Olímpico, impediu a campanha perfeita.
Mais recentemente, em 2015, o time que contava com Paolo Guerrero venceu Brasil de Pelotas e Internacional, mas foi derrotado pelo Grêmio no fim do ano, frustrando a chance de alcançar a marca.
O Mengão é líder do Brasileirão, com 47 pontos. O Juventude vive momento antagônico, ocupando a 18ª posição, com 21 pontos somados.