FNV Sports
·15 de maio de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·15 de maio de 2020
Seguindo o exemplo da Holanda, que decretou o fim da Eredivisie, a Bélgica confirmou, nesta sexta-feira (15), o cancelamento da Jupiler Pro League, o Campeonato Belga. Sendo assim, a Assembléia Geral da Liga Belga de Futebol Profissional, formada por equipes das duas primeiras divisões do país, decretou que o Club Brugge é o campeão da temporada 2019/20.
Por outro lado, o Waasland-Beveren será automaticamente o rebaixado para a 2ª divisão. Além disso, também foi acordado que a temporada 2020/21 será disputada com 16 equipes, respeitando a estrutura atual. Entretanto, com uma versão abreviada do ‘playoff’ que decide a equipe campeã. A fórmula usual do campeonato retornará para a edição 2021/22.
A competição foi suspensa restando apenas uma rodada. Na ocasião, o Club Brugge já tinha atingido à marca de 70 pontos, em 29 jogos. Enquanto o KAA Gent, com 15 pontos a menos, estava na vice-liderança. Ou seja, o título já estava definido, não mudou nada na ponta da tabela. Então, consequentemente, o campeão vai à fase de grupos da Champions League. Enquanto o Gent ficou com a vaga na terceira fase de playoff.
Último colocado da elite, o Waasland-Beveren teve o rebaixamento decretado, com 20 pontos. Mas a equipe ainda poderia superar o Oostende, que tinha 22, afinal, restava uma rodada para concluir o campeonato. Para saber qual equipe irá subir para a elite belga, ainda será disputada, mas neste momento ainda não está definido a data da partida.
No jogo de ida o Beerschot venceu o Leuven por 1 x 0, tendo a vantagem. No entanto, caso o confronto não possa ser disputado até o início da próxima temporada, o Westerlo, que obteve o maior número de pontos na primeira fase da 2ª divisão, será a equipe promovida (?).
O conselho de administração da Liga Belga de Futebol Profissional recomendou, em 2 de abril, encerrar o campeonato sem concluir a competição devido à pandemia de coronavírus. Dessa forma, a proposta atraiu fortes críticas do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, que alertou que tal medida poderia comprometer a participação de equipes belgas em competições europeias.
Como resultado dessas pressões, da incerteza sobre a perda dos direitos de televisão e a falta de acordo entre as equipes da liga, a decisão final sobre a resolução da liga chegou a ser adiada três vezes. Por fim, a resolução do Conselho de Segurança Nacional da Bélgica, em 6 de maio, esclareceu a situação, proibindo por decreto ministerial qualquer prática esportiva profissional até 31 de julho.
Foto destaque: Bruges Press