Esporte News Mundo
·06 de novembro de 2025
Campeonato Mineiro de 2026 terá uma novidade na fase decisiva; confira

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·06 de novembro de 2025

— Continua depois da publicidade —
O Campeonato Mineiro voltará a ter decisão em jogo único a partir da edição de 2026. A mudança foi confirmada na tarde desta quarta-feira (5), durante o conselho técnico realizado no Mineirão, com a presença de representantes da Federação Mineira de Futebol e dos clubes participantes. A competição começará no dia 10 de janeiro.
A edição de 2026 contará com 12 equipes: América-MG (Belo Horizonte), Athletic (São João del-Rei), Atlético-MG (Belo Horizonte), Betim (Betim), Cruzeiro (Belo Horizonte), Democrata (Governador Valadares), Itabirito (Itabirito), North (Montes Claros), Pouso Alegre (Pouso Alegre), Tombense (Tombos), Uberlândia (Uberlândia) e URT (Patos de Minas). As equipes North e URT conquistaram o acesso.
Os 12 clubes participantes foram distribuídos em três grupos distintos. As equipes não se enfrentam entre si dentro das próprias chaves, jogando apenas contra os adversários dos outros grupos, em turno único — totalizando oito rodadas.
Ao término da fase classificatória, avançam para as semifinais — disputadas em jogos de ida e volta — os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado na classificação geral. A grande final será em partida única, marcada para o dia 8 de março, no Mineirão, com mando da Federação Mineira de Futebol (FMF). Em caso de empate no tempo normal, o campeão será decidido nos pênaltis. Já os dois piores times entre os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados.
A partir da temporada 2026, todos os jogos contarão com a utilização do árbitro de vídeo (VAR). As revisões e decisões tomadas em campo serão divulgadas nas plataformas oficiais da FMF, ampliando a transparência das partidas.
O formato atual foi ajustado para se adequar ao calendário definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que reduziu os campeonatos estaduais de 16 para 11 datas, mantendo o período de disputa entre 11 de janeiro e 8 de março.









































