Campeonato Paulista: maiores campeões, artilheiros e estatísticas históricas | OneFootball

Campeonato Paulista: maiores campeões, artilheiros e estatísticas históricas | OneFootball

Icon: Stats Perform

Stats Perform

·27 de fevereiro de 2021

Campeonato Paulista: maiores campeões, artilheiros e estatísticas históricas

Imagem do artigo:Campeonato Paulista: maiores campeões, artilheiros e estatísticas históricas

A bola vai rolar no Campeonato Paulista 2021. Após o encerramento do Brasileirão, que consagrou o bicampeonato do Flamengo, os clubes de São Paulo já se preparam para mais um torneio.

O último vencedor do torneio estadual foi o Palmeiras, que bateu o Corinthians nos pênaltis no dia 8 de agosto de 2020, e se sagrou campeão paulista pela 23ª vez, quebrando uma fila de títulos na competição que já durava mais de dez anos , em uma edição de 2020 que ficou marcada pela imprevisibilidade, com zebras como o São Paulo sendo  eliminado no Morumbi pelo Mirassol  e o Corinthians tendo dificuldades para passar para a segunda fase.


Vídeos OneFootball


Considerado pela maioria o estadual mais forte e difícil do Brasil, o Paulistão já está em sua 121ª edição. É a competição de futebol mais antiga do país, sendo disputada sem interrupções desde 1902.

Abaixo, confira algumas marcas históricas do Campeonato Paulista!


PAULISTÃO: QUEM VENCEU MAIS VEZES?


(Foto: © Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

O maior vencedor do Paulistão é o Corinthians, atual tricampeão da competição, com 30 títulos. Em seguida, aparece o Palmeiras, com 23, e o Santos, com 22. O São Paulo é o "menos campeão" dos grandes, com 21 títulos.

O Paulistano é o quinto, com 11 taças. Em seguida, aparecem São Paulo Athletic, com quatro, Portuguesa e A.A. das Palmeiras, com três. SC Americano, Germânia, Internacional, A.A. São Bento e Ituano, com dois títulos cada, e São Caetano, Bragantino e Inter de Limeira com uma conquista.


PAULISTÃO: TIMES COM MAIS PARTICIPAÇÕES


Time do Corinthians que conquistou o Paulistão de 1979 (Foto: Divulgação)

O Corinthians é o clube que mais vezes disputou o Paulistão: 106 vezes. Palmeiras e Santos vem logo atrás com 103 participações cada. Em seguida, aparecem Portuguesa, com 88, e São Paulo, com 83.


PAULISTÃO: MAIORES ARTILHEIROS DA HISTÓRIA


(Foto: Divulgação)

Pelé foi o artilheiro do Paulistão 11 vezes . Atrás dele, aparece Friedenreich, com nove.

Além disso, o Rei do Futebol também é o recordista de gols em uma única edição: 58 tentos em 1958.

Em 2020, o artilheiro foi Ytalo, do RB Bragantino.


PAULISTÃO: A MAIOR GOLEADA DA HISTÓRIA


Em 1920, o Paulistano não teve piedade do AA das Palmeiras e aplicou uma sonora goleada de 12 a 0.


PAULISTÃO: O MAIOR PÚBLICO DA HISTÓRIA


(Foto: Divulgação)

Em 1977, o Corinthians encerrou um jejum de quase 23 anos sem um título de grande expressão ao bater a Ponte Preta numa série de melhor de três duelos. Ninguém se esquece do último confronto, quando Basílio fez o gol da conquista. O maior público da história do torneio, porém, aconteceu no segundo jogo, quando o Timão foi derrotado por 2 a 1. Na ocasião, 146.082 torcedores estiveram presentes, sendo que 138.032 pagaram para entrar no Morumbi.

A partida não só marcou o maior público do Paulistão, mas também do Morumbi e da história do Corinthians como mandante.


PAULISTÃO: OUTRAS CURIOSIDADES


Time do Bragantino campeão em 1990 (Foto: Divulgação)

- Em 1973, o árbitro Armando Marques errou na contagem da decisão por pênaltis e declarou o Santos campeão. Mais tarde, a Federação tentou corrigir a lambança e declarou a Portuguesa também campeã.

- Em 1990, aconteceu a única decisão entre clubes do interior. O Bragantino, de Vanderlei Luxemburgo, levou a melhor sobre o Novorizontino.