Zerozero
·19 de janeiro de 2026
CAN: Infantino condena «cenas lamentáveis» na final entre Marrocos e Senegal

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 de janeiro de 2026

A final da edição 2025 da Taça das Nações Africanas (CAN) ficou marcada por lances polémicos, ameaças de abandono e, sobretudo, nervos à flor da pele. Após ameaçar a desistência devido a uma grande penalidade assinalada a favor de Marrocos, a seleção do Senegal rubricou o golo da vitória no prolongamento e sagrou-se, este domingo, Rei de África.
Esta ameaça não deixou ninguém indiferente, muito menos Gianni Infantino. O presidente da FIFA enviou, esta segunda-feira, um comunicado à AFP, onde condenou veemente as «cenas lamentáveis» que ocorreram no derradeiro jogo da competição.
«Condenamos veementemente o comportamento de alguns jogadores senegaleses e de membros da equipa técnica. É inaceitável abandonar o relvado desta forma e a violência não pode ser tolerada no nosso desporto. É simplesmente inaceitável. Devemos sempre respeitar as decisões tomadas pelos árbitros, dentro e fora do campo», pode ler-se no comunicado.
«As equipas têm de jogar respeitando as Leis do Jogo, pois qualquer outro comportamento põe em risco a essência do futebol. As cenas lamentáveis a que assistimos hoje [na final] devem ser condenadas e nunca se podem repetir», findou o dirigente.
Recorde o caminho do Senegal até à final, bem como de que forma se desenrolou o derradeiro embate, diante da formação de Marrocos.









































