MundoBola Flamengo
·10 de outubro de 2025
Candidatura Rio-Niterói é derrotada em votação para sede do Pan de 2031

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 de outubro de 2025
Após votação realizada nesta sexta-feira (10), no Chile, Assunção — capital do Paraguai — foi escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O pleito contou com votos de 41 países e definiu a disputa entre Rio-Niterói e Assunção, que recebe o evento pela primeira vez na história.
Assunção já havia tentado ser sede do Pan de 2027 após a retirada de Barranquilla, na Colômbia, por não cumprir os compromissos definidos com a organização. No entanto, a disputa com Lima terminou com vitória da capital peruana, o que atrasou o sonho paraguaio em quatro anos. Dessa vez, o Pan enfim chegará ao local.
O principal chamariz do projeto de Assunção para o Pan é a construção de um estádio de atletismo no parque olímpico da capital do Paraguai. A expectativa é de que a arena tenha capacidade para receber ao menos dez mil pessoas. A campanha foi iniciada antes de Rio-Niterói, justamente pelo interesse de concorrer para 2027.
O primeiro teste para receber o evento aconteceu em 2025, ano em que Assunção recebeu o Pan Júnior. A competição, dedicada a atletas de até 22 anos, foi realizada em agosto e serviu como experiência para a cidade. Com a vitória na votação, a capital do Paraguai terá seis anos para se preparar até o evento.
A votação aconteceu em assembleia da Panam Sports, em Santiago, com uma hora para cada candidatura se apresentar. Deste tempo, 40 minutos foram dedicados à apresentação e outros 20, às perguntas. Depois, os países membros da Panam Sports votaram sobre o vencedor, com peso 2 aos votos de locais que já receberam o Pan.
São eles: Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Brasil e Argentina. As sedes foram inspecionadas por um comitê, que visitou Assunção entre os dias 28 e 30 de setembro. No Rio-Niterói, a avaliação foi feita entre 1º e 3 de outubro.
Considerando os votos de peso dois, são 53 no total. Ou seja, um dos países precisava ter 27 votos para garantir a vitória, e o resultado foi absolutamente apertado: 28 a 24 para Assunção. Será a 21ª edição do Pan-Americano em toda a história, que começou em 1951, em Buenos Aires.