Capitão na seleção e titular precoce no San Lorenzo: Conheça Agustín Giay, perto do Palmeiras | OneFootball

Capitão na seleção e titular precoce no San Lorenzo: Conheça Agustín Giay, perto do Palmeiras | OneFootball

Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·12 de junho de 2024

Capitão na seleção e titular precoce no San Lorenzo: Conheça Agustín Giay, perto do Palmeiras

Imagem do artigo:Capitão na seleção e titular precoce no San Lorenzo: Conheça Agustín Giay, perto do Palmeiras

Líder, versátil e promissor. Agustín Giay é tratado como uma joia no futebol argentino e está prestes a desembarcar no Brasil para reforçar o Palmeiras. O Verdão avançou nas negociações com o San Lorenzo pelo jovem lateral e está disposto a desembolsar cerca de R$40 milhões pela contratação.

O argentino de 20 anos era monitorado pelo staff de Abel Ferreira desde a última temporada e recebeu ainda mais atenção após as oportunidades de enfrentar o Palmeiras na Copa Libertadores. Titular absoluto do San Lorenzo, Giay atuou por 90 minutos nos dois duelos e cumpriu com as expectativas geradas.


Vídeos OneFootball


O jovem argentino é considerado um lateral equilibrado, mas com participação mais intensa no setor ofensivo. Veloz, intenso e com boa qualidade no passe, Giay chega com facilidade no ataque e surge como uma boa alternativa nas construções de jogadas. Defensivamente, o prodígio também aproveita sua disposição física para se destacar como um roubador de bolas. Contra o Palmeiras, no Allianz, o jogador terminou a partida com o maior número de interceptações.

A versatilidade também é uma característica do argentino que atraiu o interesse de Abel Ferreira. Embora atue com maior frequência na lateral direita, Giay também possui credenciais e já foi testado compondo o meio-campo. Além da função, os atributos ofensivos também deixam a joia à vontade para atuar mais avançado pela ponta.

O jovem lateral chega para disputar a posição dividida entre dois jogadores. Oriundo da posição, Mayke disputou 21 partidas nesta temporada, mas atua com frequência mais avançado, compartilhando o lado direito com Marcos Rocha. Por sua vez, o defensor de 35 anos fez 26 partidas neste ano, mas tem contrato apenas até dezembro, e prepara sua despedida do Verdão. Além disso, Abel também dispõe no elenco do jovem Gustavo Garcia, que entrou em campo apenas em três jogos neste ano e ainda tem seu futuro indefinido dentro do clube.

Titularidade precoce e liderança na seleção

Criado, formado e profissionalizado no San LorenzoAgustín Giay estreou pelo Ciclón com apenas 18 anos na vitória sobre o Unión Santa Fé pela Copa Argentina. Na partida seguinte, a joia ficou no banco de reservas, mas recebeu uma nova oportunidade no duelo posterior e nunca mais deixou a titularidade da equipe.

Em duas temporadas e meia, o argentino contabiliza 88 partidas pelo San Lorenzo, sendo 83 iniciando a partida e apenas cinco saindo do banco de reservas. Somente em 2024, com apenas metade do número de jogos do ano anterior, Giay anotou suas duas primeiras assistências com a camisa do Ciclón e voltou a balançar as redes após passar 2023 em branco.

Apesar da pouca idade, o lateral detém um grande prestígio da torcida do San Lorenzo e do técnico Leandro Romagnoli, ídolo do clube argentino e que acompanhou a sua formação, trabalhando nas categorias de base.

Promissor desde muito novo, Giay já chamava a atenção nas suas primeiras aparições e sempre frequentou as seleções de base da Argentina. No currículo, o lateral soma convocações para o Sul-Americano sub-15, Torneio de Toulon, entre outras competições.

A intimidade desde cedo com a Albiceleste e o perfil de liderança transformaram Giay em capitão da seleção sub-20, comandada por Javier Mascherano. No ano passado, o jovem enfrentou o Brasil no Sul-Americano da categoria, valendo vaga no Mundial. No entanto, na vitória da Canarinho por 3 a 1, o argentino sofreu uma lesão no tornozelo e perdeu o restante da competição.

Fora de combate por dois meses, Giay se recuperou a tempo de ganhar ritmo de jogo no San Lorenzo e disputar a Copa do Mundo sub-20. Novamente titular e capitão, o prodígio atuou por três jogos, ajudou com uma assistência na estreia e não conseguiu evitar a eliminação precoce para a Nigéria nas oitavas de final em casa.

As boas atuações do argentino, tanto com a Albiceleste quanto com o Ciclón, já haviam ligado o sinal de alerta no futebol europeu. O Diário Olé, no país vizinho, confirmou as sondagens de, pelo menos, Sevilla, Olympique de Marseille e Atlético de Madrid. O Atléti chegou a abordar o Giay diretamente através de uma ligação de Diego Simeone, mas também não apresentou nenhuma proposta oficial.

Diferente dos clubes europeus, o Palmeiras mostrou agilidade e, além de demonstrar interesse, também abriu as negociações pela contratação da joia. Assim, o desejo de venda do San Lorenzo e a capacidade financeira do Verdão indicam um desfecho positivo para a negociação.

Saiba mais sobre o veículo