CBF
·14 de janeiro de 2026
Capixabão 2026 começa com ampla cobertura e vagas para torneios nacionais

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·14 de janeiro de 2026

O tão aguardado Capixabão 2026 começou na terça-feira (13) em grande estilo. São 10 clubes na disputa pelo título estadual, além das vagas para três competições nacionais do ano que vem.
E a abertura do campeonato teve logo um clássico entre Rio Branco SAF e Serra, que terminou empatado por 0 a 0, no Estádio Salvador Costa, em Vitória. No mesmo dia, a Desportiva Ferroviária bateu o Rio Branco FC por 3 a 1, no Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Os mesmos estádios recebem outros dois jogos nesta quarta-feira (14): Vitória contra Vilavelhense, às 19h, no Salvador Costa, e Porto Vitória contra Capixaba SC, às 21h30, no Araripe.
A 1ª rodada termina na quinta-feira (15), com o duelo entre Real Noroeste e Forte, às 19h, no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.
Nesta 1ª fase, todos os 10 times se enfrentam em turno único (nove rodadas). Os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão estadual, enquanto os oito primeiros avançam para o mata-mata. As quartas de final, as semifinais e as finais acontecem em jogos de ida e volta.
Durante todo o mata-mata, os times que tiveram melhor colocação na primeira fase terão o mando de campo da segunda partida. Além disso, apenas nas quartas de final, essas equipes também poderão contar com a vantagem do empate na soma dos placares dos dois jogos. Já nas semifinais e nas finais, em caso de empate na soma placares, a disputa vai para os pênaltis.
O campeão capixaba garante vagas para Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde (Centro-Oeste) de 2027. E o vice-campeão também se classifica para a Copa do Brasil do ano que vem.
Assim como nos anos anteriores, a TVE Espírito Santo transmite todos os 59 jogos do Capixabão 2026, em seus canais de TV, YouTube e Facebook. Mas a TV Vitória, a TV Brasil e a Arquibancada Digital também vão fazer parte dessa ampla cobertura, transmitindo alguns jogos da competição, após firmarem parceria com a emissora pública dos capixabas.
Por tudo isso, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, acredita em um excelente ano de 2026.
“É de fundamental importância esse ingressos de novos parceiros, esse aumento no número de transmissões, gerando mais visibilidade para o campeonato, para os patrocinadores, para os atletas. Então, a gente observa que será um Capixabão altamente competitivo, com grande visibilidade, valendo mais vagas para competições nacionais, assim tornando-o mais atrativo para os clubes e para os atletas. Então, tem todos os ingredientes para ser uma grande temporada do futebol capixaba”.









































