Glorioso 1904
·06 de abril de 2025
Caras novas? Saiba aqui o que mudou desde o último Porto – Benfica

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·06 de abril de 2025
Este domingo, Porto e Benfica voltam a medir forças num dos Clássicos mais aguardados da época, e a memória recente torna o duelo ainda mais carregado de simbolismo. Há pouco mais de um ano, a 3 de março de 2024, os dragões aplicaram uma goleada histórica por 5-0 no Estádio do Dragão. Agora, com os ânimos ao rubro e a tabela classificativa ao milímetro, confira aqui o que mudou desde o encontro do ano transato.
Desde esse embate épico, quase 400 dias passaram e muita coisa alterou. O árbitro, João Pinheiro, é uma das poucas constantes: será ele novamente o juiz do confronto, tal como foi no 4-1 da primeira volta, a favor do Benfica, em novembro. Já os protagonistas em campo são, em grande parte, diferentes. Dos 32 jogadores que atuaram nesse clássico em 2024, 14 já não vestem as cores de dragões ou águias, o que mostra bem a renovação dos plantéis.
O Porto apresenta mais mudanças, com saídas de nomes como Pepe, Galeno, Francisco Conceição ou Evanilson, enquanto no Benfica já não estão João Neves, Rafa, Morato ou David Neres. Nas lideranças técnicas, também houve revoluções. Sérgio Conceição e Roger Schmidt já não estão nos bancos. Anselmi e Bruno Lage assumiram o leme do Porto e Benfica, respetivamente, com missões distintas, mas objetivos igualmente exigentes.
Curiosamente, o contexto classificativo repete-se: o Porto está novamente nove pontos atrás do Benfica. Uma vitória dos azuis e brancos pode reabrir contas e alimentar a esperança portista, enquanto um triunfo encarnado pode ser um passo decisivo rumo ao título. Porém, desta vez, o Sporting lidera e poderá também beneficiar do resultado do Clássico, recebendo o Braga 24 horas depois.
No fundo, este Clássico pode ser o momento-chave para baralhar por completo a luta pelo título e pelo pódio. Se o Benfica vencer, coloca a pressão do lado do rival com quem partilha o pódio; se perder, arrisca-se a deixar fugir o Sporting. Resta saber se a história se repete ou se será escrita uma nova página no eterno duelo entre dragões e águias. Tudo será decidido no relvado e nos 90 minutos mais esperados do fim de semana.